Direção: Walter Lang.
Roteiro: Walter Bullock, Maurice Maeterlinck e Ernest Pascal.
Ano de lançamento: 1940.
Duração: 88 minutos.
Estreia na televisão brasileira:  (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox.


 O filme O Pássaro Azul, dirigido por Walter Lang, é um clássico em Technicolor para crianças, mas que também emociona os pais. O típico filme da Sessão da Tarde que costuma reunir a família toda em frente à TV.

O longa-metragem, que foi baseado numa peça de Maurice Maeterlinck, escrita em 1908, ainda hoje consegue êxito ao contar a história da menina Myltyl Tyl (Shirley Temple) e sua busca pelo Pássaro Azul da Felicidade.

Embora O Pássaro Azul não tenha alcançado um sucesso financeiro na época do seu lançamento e tenha sido citado por muitos críticos da como uma cópia barata de O Mágico de Oz, acredito que esta obra foi meio injustiçada ao longo dos anos e poderia ser vista como muito mais do que uma resposta da Fox ao Leão da MGM. Walter Lang consegue conservar a ingenuidade e fantasia necessárias para agradar as crianças e a fotografia e os Efeitos Visuais são um prato cheio para os adultos que gostam do gênero.

O filme narra a história da família Tyl, cujo patriarca  (interpretado por Russell Hicks) é convocado para combater Napoleão e precisa deixar os filhos em casa sozinhos. A garota Mytyl e seu irmão Tytyl (Robin Macdougall) passam a viver algumas aventuras depois que acordam e se empanham em capturar o conhecido “pássaro azul da felicidade” para seguir as ordens da fada Berylune (Jessie Ralph). Assim, seguindo a Luz, os meninos são enviados, juntamente com o seu gato Tyllete e cachorro Tylo, transformados em humanos, em busca do pássaro azul  através do passado, do presente e do futuro.

Durante a viagem por muitos reinos com fadas, magias e personagens enigmáticos, as crianças passam pelas mais inusitadas situações, e vão sofrendo transformações — relacionadas às mudanças da infância para a juventude — e transformam os lugares por onde passam, como a emocionante cena em que Mytyl se despede dos avós, já mortos, e que voltam a dormir num banquinho porque só acordavam quando alguém lembrasse deles. A menina ainda consegue ver a irmã caçula que está para nascer em outros dos mundos. Quando voltam para casa, encontram um lugar muito diferente do início da aventura.

A cena em que as árvores se reúnem para combater as crianças, atiçadas pela traiçoeira gatinha Tylette e a fuga das crianças de uma casa luxuosa dão ao Pássaro Azul um pouco de ação.

Apesar da produção de maior sucesso ter sido a protagonizada por ShirleY Temple, não foi a única adaptação para o cinema da peça. Foi filmado pela primeira vez em 1910, no Reino Unido, num filme mudo estrelado por Pauline Gilmer e Oliver Walter; Em 1918, nos EUA, ainda no cinema mudo foi filmado sob a direção de Maurice Tourneur e a produção de Adolph Zuckor, estrelado por Tula Belle e Robin Macdougall; teve ainda na União Soviética, em 1970, uma versão dirigida por Vasily Livanov, com Liya Akhendzhakova, Vladimir Kenigson e Rina Zelyonaya. Em 1976, foi filmado em realização conjunta, pelos EUA (Twentieth Century Fox), União Soviética (Lenfilm) e Reino Unido, num filme dirigido às crianças, sob direção de George Cukor, estrelado por Elizabeth Taylor, Jane Fonda, Ava Gardner, Cicely Tyson e Robert Morley.

O filme passou a ser um tesouro garimpado ao longo dos anos por colecionadores, pois dificilmente é encontrado em locadoras, nenhuma emissora costuma mais passá-lo e aguardamos ansiosos o seu lançamento em Dvd, já que nos últimos anos muitos clássicos foram restaurados e lançados no mercado brasileiro. Até lá ficam apenas as recordações de um tempo em que encontrar um pássaro azul era mais preocupante do que pagar as contas no final do mês.

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem – Globo
Herbert Richers
Mytyl Shirley Temple Miriam Ficher
Tyltyl
Johnny Russell Cleonir dos Santos
Mamãe Tyl
Spring Byington Ilka Pinheiro
Tylo
Eddie Collins Silvio Navas
Tylette
Gale Sondergaard Lígia Rinelli
Fada Berylune
Jessie Ralph Edna Mayo
Sra. Fartura
Laura Hope Crews Sumára Louise
Sr. Fartura
Nigel Bruce Guálter de França
Papai Tyl
Russell Hicks Armando Casella
Vovó Tyl
Cecilia Loftus Lúcia Delor
Vovô Tyl
Al Seha Ayrton Cardoso
Mordomo
Frank Dawson Ayrton Cardoso
Papai Árvore
Edwin Maxwell Orlando Prado
Guarda florestal
Dewey Robinson Pietro Mário
Fada Berylune
Jessie Ralph Mara Di Carlo
Criança
Payne B. Johnson Adalmaria Mesquista
Luz Helen Ericson Vera Miranda



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin