Ação Comédia Desenhos

Bacamarte e Chumbinho (Punkin’ Puss & Mushmouse – 1964)

É um desenho animado dos anos 60 que mostra as perseguições do gato Bacamarte ao ratinho Chumbinho numa região campestre.

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Record, TV Bandeirantes e SBT.
Transmissão Original: de 14 de janeiro de 1964 a 25 de dezembro de 1965.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (24 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Videocraft e Toei Animation.

episodios elenco

O Desenho.


Na década de 1960  os desenhos animados envolvendo gatos e ratos em constante conflito, com alguns momentos de companheirismo eram comuns. Nessa onda a produtora Hanna-Barbera decidiu produzir uma animação para complementar o seu horário de exibições intitulado The Magilla Gorilla Show. Tratava-se de Bacamarte e Chumbinho (Punkin´ Puss and Mushmouse), um dos poucos desenhos animados a ter sua exibição pela primeira vez em syndication e depois ser movido para uma grande rede de televisão norte-americana. No horário eram exibidos também desenhos do Maguila, Peter Potamus e Coelho Ricochete.

Os personagens que tratavam de expor os estereótipos dos moradores da região sudeste dos Estados Unidos, apesar de serem politicamente corretos, não se tornaram grandes estrelas da Hanna-Barbera. Tiveram alguns brinquedos e outros produtos ligados aos seus nomes e fizeram uma única participação em um dos quadrinhos com personagens da produtora, em  setembro de 1965, cujo título foi levemente alterado para  Mushmouse & Punkin Puss. Mas ficaram por aí.

Após a apresentação dos seus 23 episódios a dupla foi vista em reprises ocasionais, mas suas exibições tornaram-se menos frequentes nos Estados Unidos, enquanto sua distribuição pelo mundo cuidava em tornar o produto rentável para a produtora. Aos poucos o programa Bacamarte e Chumbinho foi caindo no esquecimento do público em outras partes também, isso porque os personagens ao contrário de outros da Hanna-Barbera não apareceram em spin-offs que reuniam personagens da produtora.

A História.


Com histórias que se passavam numa região campestre, cercada por montanhas e muito verde, provavelmente ao sudeste dos Estados Unidos, dois personagens caipiras viviam protagonizando divertidas perseguições que seguravam a criançada em frente à televisão, e que eram na verdade o grande lazer dos dois.

O gato marrom chamado Bacamarte, usando seu chapéu preto vivia perseguindo o esperto ratinho amarelo Chumbinho. O motivos para isso eram diversos, ou o pequenino havia assaltado sua geladeira, ou por causa da birra já existente entre ambos, ou às vezes estavam em correria por pura diversão.

Para tentar por um fim no roedor Bacamarte empunhava sua velha espingarda de estimação com a qual dava dezenas de tiros que passavam apenas de raspão do ligeiro ratinho. Apesar do gato parecer odiar o animalzinho ele na realidade não conseguia viver sem a companhia dele. Prova disso é que num episódio Chumbinho faz uma viajem para a cidade grande e Bacamarte não pensa duas vezes antes de partir para trazê-lo de volta; noutra história o felino pensa ter matado o ratinho e começa a se lamuriar até que  minúsculo oponente aparece atrás dele e a perseguição logo recomeça.

Frequentemente Bacamarte se dava mal quando tentava acabar com Chumbinho, ou porque o ratinho era mais esperto e em suas escapadas fazia o “feitiço se virar contra o feiticeiro” ou porque outros personagens apareciam constantemente para ajudar o pequenino como cães e ratos fortes.

No Brasil.


No Brasil o desenho estreou na TV Tupi no final da década de 1960 e já em 1971 fazia parte da programação da Record indo ao ar às 12h30. Na TV Record o desenho foi apresentado até meados 1973.

Em 1975 estava entre as animações do programa Tio Molina na TV Bandeirantes, emissora onde  permaneceu durante o restante da década de 1970 e início da década seguinte. Foi exibido na Band nesse período dentro de vários horários e dias.

Esteve no SBT entre os anos de 2001 e 2003 e voltou a ser mostrado no canal em 2013 dentro do Sábado Animado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *