É um desenho animado com histórias de um herói ecológico, encarregado de lutar contra aqueles que desejam destruir o planeta. Cinco jovens unem seus anéis para ajudá-lo.

Emissora: TBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Cartoon Network, Canal Futura e Tooncast.
Transmissão Original: de 15 de setembro de 1990 a 24 de fevereiro de 1996.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 6 (113 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DIC Entertainment.

O Desenho.


No dia 16 de setembro de 1990 estreou nos Estados Unidos a série infantil Capitão Planeta, com intuito principal de divulgar ideias ecológicas. O programa é uma criação do empresário americano Ted Turner (criador das redes CNN e TNT), como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes. Em 1992 a série recebeu o nome de As Novas Aventuras do Capitão Planeta.

O desenho não trabalhava apenas conceitos ecológicos, em alguns episódios as histórias tratavam de temas como drogas e o vírus da AIDS.

Quando o desenho foi cancelado em 1996 ele deixou Fundação criada em 1990, a Captain Planet Foundation, que até hoje recruta jovens em todo o mundo, bem ao estilo dos Planetoides, para ações ambientais voluntárias. Para se tornar um Planetoide, basta acessar o site oficial da fundação e se inscrever.

A Captain Planet Foundation, entre outras coisas é responsável  por proclamar o dia 15 de setembro como o “Dia Nacional do Capitão Planeta”. A data que foi criada em 2010 teve a sua primeira comemoração em Atlanta, local onde a série de TV foi criada. A ocasião foi formalmente reconhecida no dia 07 de setembro na prefeitura da cidade, quando o prefeito fez a primeira proclamação da história para um Eco Super-Herói. O Dia do Capitão Planeta, tem a intenção de ser mais do que uma festa nostálgica, é um chamado para a ação.

 

A História.


O desenho começa quando Gaia, o espírito da Terra, acorda de um sono de 100 anos e se depara com a destruição do planeta por uma humanidade que parece insensível. Temendo pelo futuro, ela entrega anéis mágicos a cinco jovens de várias partes do mundo – Wheeler (América do Norte), Linka (Europa Oriental), Gi (Asia), Kwame (África) e Ma-Ti (América do Sul) – e forma uma equipe que tentará evitar uma destruição ainda maior da Terra.

Ao colocar os anéis em seus dedos, os jovens são transportados para a casa de Gaia, a Ilha da Esperança, um paraíso tropical de poluição zero e longe da civilização. Lá, Gaia ensina a seus pupilos os segredos da natureza. Desenvolvendo seus próprios poderes, cada um deles se identifica com os quatro elementos básicos: Terra, Fogo, Água e Vento e um elemento novo e muito especial, Coração. Este simboliza a compaixão necessária para salvar a Terra. Através dos anéis mágicos, os Planetoides aprendem a direcionar seus poderes para sua missão de salvar a Terra. Então, finalmente, eles se mostram prontos para descobrirem o maior de todos os segredos.

Quando os Planetoides unem seus poderes, raios de luz saem de seus anéis e se encontram para criar uma nuvem. Raios e trovões rasgam o céu e, diante dos olhares dos Planetoides, um novo herói literalmente emerge da terra, o Capitão Planeta.

Wheeler, tem como elemento o fogo e pode criar pequenos raios e incêndios. Além de esperto e impulsivo, este nova-iorquino do Brooklyn, adora fazer gozação dos vilões; Linka é a Planetoide da Europa Oriental, que tem como elemento o vento e é a mais intelectual dos cinco adolescentes. Além de metódica, Linka possui grande conhecimento em computadores e música. Apesar de ter um temperamento forte e ser briguenta, Linka demonstra calma em suas deduções e se sente atraída por Wheeler, mas não gosta do seu jeito extravagante de se comportar.

Gi é nativa da Ásia e exibe uma mistura de fineza, tecnologia e moda. Estudante de biologia marinha, ela conhece profundamente os vários ecossistemas dos oceanos do planeta. O seu elemento é a Água. Ela tem o poder de controlar qualquer fonte aquática, seja ela a de um poço, uma torneira, um rio ou o mar. Gi tem o poder de fazer ondas ou criar redemoinhos no oceano.

Kwame é o ambientalista do grupo. Nascido na África, ele já viu florestas se transformarem em desertos e várias raças de animais entrarem em extinção. Ele faz qualquer coisa ao seu alcance para salvar nossa fauna e flora. Com seu “dedo verde”, Kwame consegue fazer qualquer planta crescer e sua sabedoria serve como base para os outros Planetóides. O elemento de Kwame é a Terra. Ele tem o poder de causar pequenos terremotos, mover pedras, escavar o solo para o plantio e criar pequenas ilhas que emergem dos oceanos.

Ma-Ti é o mais jovem do grupo. Criado por um pajé da tribo dos Caiapós, ele tem um grande conhecimento da floresta Amazônica, incluindo os incríveis poderes de cura encontrados nas árvores nativas da região. Ma-Ti é amigo dos animais – ele tem um macaquinho de estimação chamado Suchi – e se comunica com eles através da fala e por telepatia. Por isso, ele tem o poder de sentir o que os animais sentem e, assim, pode dizer aos outros o que os bichos sabem. O elemento de Ma-Ti é o Coração, o que permite que ele possa se comunicar telepaticamente com os outros Planetóides e com Gaia. Ele se preocupa com todos e está sempre pronto para se sacrificar pelo grupo.

Juntos o grupo enfrenta perigosos vilões que querem destruir a Terra, entre eles: Zarm, o principal inimigo de Gaia e do Capitão Planeta, um espírito planetário que representa guerras, caos e a escuridão interior dos seres vivos; Porco Greedly, um ganancioso vilão que adora devorar recursos preciosos e que tem como capanga Rigger; Dra. Blight, uma cientista cruel que se empenha em criar novas toxinas, monstruosidades biológicas, espalhar a poluição e outras que envolvam seu intelecto; Looten Plunder, que adora dinheiro e vive em fortalezas móveis de alta tecnologia que devastam tudo o que existir pela frente. Seu mercenário assecla Argos Bleak adora executar qualquer serviço sujo para seu chefe; Dr. Duke Nukem, é “revestido” com pedras radioativas douradas e está sempre em busca deste tipo de material não só para consumir e ficar mais forte mas também para contaminar a Terra com sua radiação; Seu capanga Roupa-de-Chumbo é normalmente um covarde que se assusta com o poder de seu chefe; Verminoso Escória, é um rato humanóide, que vive nos imundos esgotos subterrâneos das grandes cidades e gosta de poluir utilizando principalmente materiais de esgotos; Matreiro que lida principalmente com lixo e produtos tóxicos, fingindo tratar dos mesmos com seriedade mas na realidade costuma despejar toda a sujeira em rios, lagos, florestas e outros ambientes naturais. Seu parceiro Sujão é um trapalhão chorão e incompetente; Capitão Poluição aparece quando é combinando os poderes poluentes dos anéis malignos criados por Blight para ela mesma, Dr. Duke Nukem, Matreiro, Verminoso Escória e Looten Plunder – ele tem sua própria frase introdutória “Pela união de seus poderes poluidores, eu sou o Capitão Poluição!”

No Brasil.


No Brasil a série animada estreou em 1991 na Rede Globo pelo programa Xou da Xuxa. Também passou na TV Colosso em 1993. Saindo da Globoo desenho ganhou espaço na programação do Cartoon Network, Canal Futura e Tooncast.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin