Ação Aventura Comédia

Super Mouse (The New Adventures of Mighty Mouse – 1979)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVS.
Transmissão Original: de 8 de setembro de 1979 a 4 de setembro de 1982.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (50 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

episodios videoelenco

O Personagem.


O que seria do mundo dos camundongos cercado de terríveis e gigantescos felinos se não fosse um forte e destemido combatente do crime, o ratinho Super Mouse? Com certeza a resposta seria trágica para os pequenos se Izzy Klein não tivesse criado o personagem, inicialmente como uma super-mosca chamada Super Fly, fazendo uma paródia ao Superman. A ideia foi transformada num personagem de um rato e apareceu pela primeira vez num curta-metragem chamada The Mouse of Tomorrow produzido pela Terrytoons e lançada em 16 de outubro de 1942, nos Estados Unidos.

Na primeira aparição do Super Mouse, ele tinha um uniforme azul e uma capa vermelha, à semelhança do Superman.Mas depois isso foi mudado, adotando-se o tradicional uniforme amarelo com a capa vermelha.

Muitos curtas foram produzidos dos anos 40 aos anos 60 transformando o personagem num grande ícone popular até que a primeira série do personagem feita exclusivamente para a televisão veio em 1979 junto com aventuras de Faísca e Fumaça. O desenho estreou na televisão americana CBS com a produção da Filmation e o título de The New Adventures of Mighty Mouse and Heckle & Jackle.

O programa gerou um longametragem animado chamado Mighty Mouse in the Great Space Chase. O filme não fez sucesso e depois foi exibido numa matinê infantil.

Para esse relançamento foram criados dois novos personagens: o pato vampiro chamado Quackula e Swifty. Teve duas temporadas, iniciada em 1979. Nessa série a dublagem foi de Alan Oppenheimer para o Super Mouse e Diane Pershing para a namorada Zizi. Em um dos desenhos houve a aparição de Fat Albert.

A História.


O Super Mouse (Mighty Mouse) é uma paródia do Super-Homem. Suas habilidades, que incluíam superforça, supersentidos e poder de voo, que eram empregadas no combate contra os vilões malignos. Com seu uniforme tradicional amarelo com capa e sunga vermelhas, o destemido herói lutava contra o crime e enfrenta grandes perigos que como não poderia deixar de ser são os gatos, em sua maioria Gatos Espaciais como Gato Gatuno.

Do seu planeta feito de queijo ele vive em vigilância permanente, através de uma grande luneta, para salvar seus coirmãos ratos das garras do mal, principalmente a bela ratinha Zizi, que adorava se meter em enrascadas, igualzinho a Lois Lane, basta ouvir os gritos de “Socorro Super Mouse” que o camundongo sai de sua mordomia cantando alegremente: “Super Mouse é seu amigo, vai salvá-lo do perigo”, bordão que rapidamente tornou-se popular entre a criançada.

Numa das temporadas alguns episódios se passavam no espaço, desse forma os personagens passaram a usar trajes intergaláticos. Nesses, Zizi já não era uma frágil ratinha em perigo e até ajudava nas lutas contras os vilões.

 

No Brasil.


O herói já tinha sido exibido nas década de 1960 e 1970 na televisão brasileira através da série de curtas realizados pela Terrry Toons. O desenho feito pela Filmation só chegou por aqui em 1982 pela TVS, que o exibiu por cerca de dois anos.

A dublagem ficou a cargo da Herbert Richers onde o herói recebeu a voz do ator Carlos Marques, também responsável por personagens como Robin, Tatoo e Homem-Aranha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *