Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 21 de setembro de 1987 a 18 de dezembro de 1987.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DIC Entertainment.

O Desenho.


Em Janeiro de 1987 a DIC Empresas e Coca-Cola Telecomunicações produziram a série em desenho Turma da Pesada (Beverly Hills Teens) que estreou na emissora americana NBC no dia 19 de setembro de 1987.

Produzido por Andy Heyward (também responsável por programas como Inspetor Bugiganga, Ursinhos Carinhosos e Jayce e os Guerreiros do Espaço), o desenho contava aventuras baseadas na tendência dos anos 80, o cotidiano de jovens na busca incessante pela popularidade, uma necessidade básica que incluía fazer parte da turminha dos legais, ter seu nome conhecido em toda a escola, frequentar festas bacanas, entre outras futilidades. Mas esse privilégio era de poucos, em especial dos teens milionários de Beverly Hills.

Na época de seu lançamento o desenho alcançou um enorme sucesso com as crianças, mas foi muito criticado pela imprensa americana que considerava a animação um insensitivo ao consumismo infantil. Com isso o programa teve vida curta, durou apenas 65 episódios quando foi retirado do ar no dia 10 de dezembro de 1988, quando já ocupava seu horário com reprises.

 

A História.


O foco principal da série estava na personagem Bianca Dupree, uma patricinha de mão cheia, extremamente arrogante e que tinha como único objetivo na vida cuidar da sua gatinha Imperatriz e chamar atenção, nem que para isso tivesse que passar por cima de tudo e todos à sua volta, bom exemplo disso era o seu pobre chofer Wilshire, que mesmo pisoteado pela garotinha exibida, morria de amores por ela e vivia lhe bajulando.

Muitos episódios giravam em torno dos esquemas armados por Bianca para atrair a fama, ganhar a tão sonhada popularidade e finalmente conquistar Troy, um conhecido garotão, mas que estava apaixonado pela jovem Larke Tanner, a teen de perfil bondoso do desenho, que chamava atenção por sua beleza e pelos carinhos com a gatinha de estimação Tiara.

Também estavam na turma a dupla Gig (um tecladista) e Jett (uma guitarrista) que adoravam dançar e eram músicos prodígios; já Switchboard era o tagarela, que mais parecia um relações públicas e que se destacava por sua bisbilhotice; O bonitão Radley que adorava pegar uma onda e a gatíssima Tara tinham até praia particular; Pierce Thorndyke III, o egoísta, esnobe e narcisista que tinha uma irmãzinha chamada Jillian Thorndyke, uma garotinha que tentava bancar a adulta; Shanelle a morena responsável por uma escola de animais e a atriz melodramática Nikki também participavam da turma. Blaze Summers, a vaqueira loira muito amistosa com todos e o aproveitador Buck Huckster completavam a turma.

Entre os mais jovens estavam o nerd Chester, respeitado por todos pela grande inteligência que tinha que o levava a criar as mais variadas invenções, que é claro, facilitavam a vida dos riquinhos; e a menina Jillian, obcecada em crescer logo para acompanhar o ritmo da galera.

A Turma da Pesada incluía aventuras no shopping, na escola, na praia, no clube e até em um castelo, ou seja, lugares onde a alta-sociedade de Beverly Hills estava presente. Como o luxo era mostrado com veemência era comum vermos os personagens usando coisas das quais nem imaginávamos que se popularizariam um dia, como celulares e computadores, mas também faziam uso de coisas que nem imaginamos que ainda está por vir, como uma limusine equipada com piscina.

No Brasil.


No Brasil a série animada estreou em 1988 quando passou a fazer parte da programação da Rede Globo no programa Xou da Xuxa. No ano seguinte o desenho também foi transmitido diariamente como parte da programação da Sessão Aventura.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin