É um desenho dos anos 80 que conta a história da princesa Sara e seu Cavalo de Fogo lutando contra Diabolyn para proteger o reino de Dar-Shan.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: SBT.
Transmissão Original: de 13 de setembro de 1986 a 13 de dezembro de 1986.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Production e Cuckoo’s Nest Studios.

O Desenho.


Quando a princesa do Poder She-Ra começou sua trajetória de sucesso produzida pela Filmation, a Hanna-Barbera resolveu colocar no ar outro desenho sobre uma princesa de cabelos dourados e tendo como amigo um cavalo, surgia então a série animada Cavalo de Fogo. O desenho foi  um grande sucesso na década de 1980, apesar de ter durado apenas 13 episódios.

Cavalo de Fogo estreou nos Estados Unidos na emissora CBS no dia 13 de setembro de 1986. Logo a produção de Peter Aries, realizada pela Wang Film Productions Company em parceira com Hanna-Barbera e a Cuckoo’s Nest Studios, alcançou uma aceitação do público inesperadamente. Sem explicação, a CBS cancelou o show que foi reprisado ainda na emissora durante o ano de 1987.

Um dos destaques do desenho foi sua música tema composta pelo indicado ao Emmy Hoyt Curtin, que até hoje está imortalizada na mente dos que assistiram ao desenho.

 

A História.


Sara era uma garota de 13 anos, que vivia num rancho em Montana, com seu pai adotivo, Jonh Cavanough, até que um dia seu medalhão começou a brilhar e conheceu o Cavalo de Fogo, que lhe contou quem realmente ela era. Sara descobriu que seu pai na verdade era o Príncipe Kevin e ela a princesa de um reino em outra dimensão chamado de Dar-Shan, um lugar que há tempos atrás era lindo e havia paz e felicidade, onde conviviam em harmonia os humanos, cavalos e outros seres. Até o dia em que a bruxa Diabolyn, a irmã da Rainha Sarana, que queria lhe tirar o trono,  jogou uma maldição na família real. Ela desejou a morte da própria irmã que realmente aconteceu depois que Sara nasceu, então a Rainha Sarana encarregou o Cavalo de Fogo, um valente animal, que levasse sua filha recém nascida, a um lugar longe dali, para livrá-la do feitiço e salvar sua vida.

Quando Sara cruzou o portão dimensional para Dar-Shan, conheceu um jovem chamado Dorin e seu pônei Brutus, que também estavam na luta contra as maldades de Diabolyn, e queriam que Dar-Shan voltasse a ter uma Rainha que trouxesse paz. Com a ajuda de Alvinar, um velho feiticeiro tutor de Dorin, e os cavalos dos Santuários e outros muitos amigos de Dar-Shan, Cavalo de Fogo e Sara lutam contra Diabolyn para restabelecer a ordem no reino.

Desde então, sempre que o reino está ameaçado o Cavalo de Fogo chama Sara para, junto com seus amigos, lutar contra a bruxa Diabolyn, que quer a todo custo ser a nova rainha de Dar-Shan.

 

No Brasil.


O desenho chegou ao Brasil em 1988 no SBT ocupando o horário das 13h30. Em seguida passou a integrar a lista de desenhos do infantil Show Maravilha. Com a excelente repercussão alcançada, Cavalo de Fogo acabou ganhando uma abertura com sua canção sendo interpretada em português, numa versão composta por Mário Lúcio de Freitas.

O desenho tornou-se uma espécie de coringa da programação do SBT e circulou entre os programas infantis do canal como Oradukapeta e Sábado Animado.

Em 1992, ainda no SBT, voltou a ter um horário próprio sendo mostrado às 9h30 e ficando por cerca de um ano no ar. Só voltou em 1997 ocupando agora o horário das 10h.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin