Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Record.
Transmissão Original: de 5 de setembro de 1976 a 15 de março de 1981.
Duração: 20-25 minutos.
Temporadas: 5 (120 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Associated Television e Henson Associates.

A Série.


Jim Henson, o mestre dos bonecos, e sua esposa Jane Nabel, já haviam produzido numa emissora afiliada a NBC o programa Sam and Friends, onde com música, humor esperto e truques de manipulação eles apresentavam bonecos divertidíssimos. O programa era o embrião do grande sucesso que estava por vir.

Em 1961, Jim e Jane já tinham a Muppets, Inc. e se juntaram ao manipulador e roteirista Jerry Juhl, que se tornaria um dos seus maiores colaboradores. Com as aparições cada vez mais frequentes na rede nacional, mudaram-se para Nova York em 1963 e ingressaram no grupo o manipulador de marionetes Don Sahlin e o manipulador Frank Oz. Juntos criaram o primeiro Muppet de sucesso, o cão Rowlf.

Jim Henson queria atingir um público mais amplo e após anos tentando vender a ideia do O Show dos Muppets, ele finalmente conseguiu apoio de um produtor de Londres, Lord Lew Grade. A produção iniciou em 1975 e rapidamente os Muppets conquistaram o mundo.

O Show dos Muppets ficou famoso pelo seu estilo ultrajante, roteiros simples, chegando muitas vezes a uma comédia cheia de absurdos, particularmente quando os personagens criavam paródias humorísticas, geralmente de outras séries televisivas. Em cada programa um estrela convidada (um humano) participava juntamente com alguns dos bonecos, contando piadas, dançando ou aguentando algum boneco maluco.

Os pelos ou cabelos dos bonecos eram confeccionados de nylon ou comumente por plumas de avestruzes. Os olhos eram construídos com bolas de ping-pongue, flotadores de pesca ou jogos esféricos chamados de Wacky Stax.

Normalmente o manipulador colocava a marionete por sobre sua cabeça frente ao seu corpo, com uma mão operava a cabeça e a boca e a outra manejava as mãos e braços. Uma consequência desta forma de manipulação, era que a maioria dos Muppets se tornavam canhotos, pois o manipulador usava a mão direita para operar a cabeça, enquanto operava os braços com a mão esquerda. Existiam também outros modelos e forma de operá-los. Em alguns Muppets, vários manipuladores controlavam um só personagem. O artista que controlava a boca, normalmente provinha a voz para os personagens.

Com a evolução da tecnologia, a equipe de Jim Henson e outros manipuladores passaram a desenvolver uma grande quantidade de meios para operar as marionetes, para o cinema e televisão, incluindo o uso de fios, motores internos, controle remoto e imagens manipuladas por computador. O uso criativo de um misto de técnicas permitiam criar cenas, em que os Muppets aparentavam andar de bicicleta, remar um bote e inclusive dançar em cena.

Para criar o Sapo Caco, Jim Henson se inspirou em um amigo seu chamado Kermit Scott. A fama que o personagem adquiriu na televisão chegou a tal ponto, que segundo conta alguns autores, o apresentador mais famoso da televisão norte-americana, Johnny Carson, chegou a proibir Caco de aparecer em seu programa.

 

A História.


Sempre com um ilustre convidado a cada programa, O Show dos Muppets mostrava as dificuldades de um grupo de artistas em realizar seu show de variedades semanal.

A estrela principal do espetáculo era o Kermit the Frog, que no Brasil ficou conhecido como Caco o sapo, e que também apareceu como estrela convidada em Sesame Street (Vila Sésamo). Caco era o apresentador do espetáculo, um personagem feliz e esperto, que tentava manter o controle dos outros personagens do Muppet, apesar de geralmente tudo sair errado. Outra função do Caco era de manter o artista convidado calmo, tranquilo e seguro, apesar de ser muito comum, os artistas errarem o texto ou até brigarem com os personagens, além de terem de aturar a intragável dupla de velhinhos, Statler & Waldorf, que viviam criticando tudo e a todos.

Desorganização, guerra de egos, uma infame dupla de críticos e o dono do teatro eram os obstáculos sempre encarados por essa trupe de anti-heróis (inesquecível o episódio em que eles são despejados do teatro e têm que fazer o show numa estação ferroviária). Junto com o seu humor espertíssimo e anárquico, a sensibilidade também pontuava o show. Quem não se lembra do número musical antirracista onde Caco cantava “Não é Fácil Ser Verde”?

Apesar da zorra, o espetáculo descrevia um “vaudeville” ou um musical bem ao estilo de canção e dança, bem variado, assim como também mostravam as artimanhas e as confusões de tudo que acontecia por detrás das câmeras como intrigas, falta de organização, crises de narcisismo, personagens comendo, xingando nos bastidores do espetáculo.

Entre os Muppets, os que se destacavam eram:  Caco, o Sapo o apresentador do show; Rowlf, o cachorro pianista, Fozzie o urso aprendiz de comediante; Miss Piggy a autoproclamada namorada do Caco, uma talentosa porca que também aparece nos segmentos Porcos no Espaço e Hospital dos Descabeçados; Gonzo, uma criatura excêntrica tanto na aparência quanto na personalidade. O Grande Gonzo sempre faz os números mais bizarros e perigosos do show, porque é isso que ele adora fazer; o Cozinheiro Sueco que ensina receitas não muito ordinárias.

Tinha ainda o Dr. Bunsen Honeydew, um cientista que está sempre inventando engenhocas que raramente funcionam direito e seu assistente  Beaker; Sam, uma águia careca que sempre tenta trazer mais cultura ao show; George, o rabugento zelador do teatro; Beauregard, o novo zelador que substituiu George na terceira temporada; Scooter, o assistente e tio do Caco, Capitão Link Hogthrob, um porco medroso e capitão da tripulação em Porcos no Espaço; Dr. Julius Strangepork, o respeitável porco cientista da tripulação em Porcos no Espaço. Ainda tinha a banda Electric Mayhem, com o tecladista Dr. Dentuço, o baixista e vocalista Floyd, o guitarrista Janice, o baterista Animal e  Zoot o saxofonista da banda.

Assistindo aos episódios dos Muppets e fazendo as suas criticas estavam Statler e Waldorf.

No Brasil.


No Brasil, a série Muppet Show estreou na Rede Globo no dia 13 de março de 1977, com distribuição da Bras-Continetal, na ocasião passou a ser exibido aos domingos às 17h30. Em 1979 transferiu-se para os sábados onde era apresentado às 12h. Permaneceu na Rede Globo até 1981.

Ainda em 1981 começou a ser apresentado nas tardes da TV Record, diariamente às 17h30, permanecendo na programação até 1983.

A dublagem da Àlamo foi caprichada, traduzindo inclusive as músicas do programas.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin