Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Tupi.
Transmissão Original: de 5 setembro de 1967 a 12 de março de 1968.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (26 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Selmur Productions.

A Série.


A série Os Guerrilheiros foi inspirada no filme Doze Indomáveis Patifes (The Dirty Dozen), um marco entre os filmes de guerra lançado em 1967.  O produtor Mort Green naquele mesmo ano resolveu levar a ideia para a televisão americana com alguns personagens mudados.

A rede ABC comprou a ideia e no dia 5 de setembro de 1967 estreava Os Guerrilheiros (Garrison’s Gorillas). O programa não alcançou um grande sucesso nos Estados Unidos e durou apenas 26 episódios, mas em outros países a repercussão da série foi surpreendente, um bom exemplo disso é na China, onde passou a ser foi exibida na década de 1980.

Foram 26 episódios recheados de ação e muita inteligência, onde o grupo esteve em lugares como Noruega, Itália, Holanda e França, resgatando soldados, artefatos e documentos ou desfazendo planos alemães. Com base fixada em algum lugar da Inglaterra, eles realizavam todo tipo de ações, que muitas vezes os levavam detrás das filas inimigas.

 

A História.


A série começa mostrando os alemães de posse de placas autênticas de notas americanas de 20 dólares, tudo como parte de um plano para causar um caos econômico no território dos Estados Unidos.  O exército americano confia ao irretocável Tenente Craig Garrison, autoridade da prisão de West Point, a missão de reunir 5 soldados, antes reclusos em penitenciárias estaduais, para invadir o solo alemão e trocar as placas verdadeiras por falsas e cifradas. Essa é apenas a primeira missão de muitas que seguiram ao longo do seriado.

O grupo de comando chamado Gorilas, como ficou conhecido, ingressa na 2ª Guerra Mundial, tendo seus integrantes escolhidos devido a suas habilidades específicas que podem ajudar os interesses americanos, tais como roubar, iludir e matar. Os prisioneiros são colocados na linha de fogo, recebendo as mais complicadas e perigosas missões em território inimigo,  em troca do cobiçado indulto no final da guerra.

Entre os fora-da-lei que compõem o grupo está Ator, um elegante trapaceiro de voz ressoante que é especialista em golpes sujos; o arrombador de cofres Cassino, que chama atenção por sua brutalidade; um assaltante simpático  chamado Gonnif, cuja habilidade é saquear residências; e Chefe, um sombrio mestiço, mestre no uso de facas. No primeiro episódio o grupo contava ainda com o ganancioso Wheeler (Telly Savalas, mais conhecido por seu papel como Kojak), mas esse foi morto pelo Chefe após tentar roubar uma caixa inteira de dinheiro.

Durante a série, como os 4 prisioneiros tinham como único objetivo alcançar o indulto, eles passaram a causar problemas ao Tenente Craig, que foi obrigado a mostrar sua força ao longo dos episódios, para poder ser aceito como líder.

 

No Brasil.


No final de 1969 a TV Tupi investiu 170 mil cruzeiros na importação da nova série do Dr. Ben Casey e no programa Os Guerrilheiros. A transmissão era feita aos sábados às 23h. A série ficou no ar até 1972.

A dublagem realizada pelo estúdio TV Cinesom trazia grandes nomes da época emprestando suas vozes aos protagonistas, casos de Domício Costa,  Neville Jorge, Henrique Ogalla, Celso Vasconcellos e Luis Carlos de Moraes.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin