Faroeste Séries

Hondo (Hondo – 1967)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Excelsior, TV Record e TV Manchete.
Transmissão Original: de 8 de setembro de 1967 a 29 de dezembro de 1967.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Andrew J. Fenady Productions, Batjac Productions e MGM Television.

episodiosvideo elenco

A Série.


No final da década de 1960 o gênero faroeste já estava um tanto desgastado e apenas os grandes sucessos da TV voltados para esse formato conseguiam se manter no ar. Nesse declínio do gênero foi que surgiu o seriado Hondo que surpreendentemente alcançou um enorme sucesso já na sua estreia no dia 8 de setembro de 1967.

A série exibida pela Rede ABC, tinha como inspiração o filme homônimo, de 1953, dirigido por John Farrow e escrito por James Edward Grant, baseado na história The Giff of Cochise de Louis L´Amour, produzido por Robert Fellows e John Wayne, que também protagonizava o longa metragem.

Nos Estados Unidos o filme também ficou conhecido como They Called Him Hondo. No Brasil foi exibido com o nome de Caminhos Ásperos. Na época do seu lançamento obteve um êxito razoável, diferente do seriado que apesar de contar com apenas 17 episódios, obteve grande sucesso nos Estados Unidos.

Talvez o sucesso do programa estivesse na forma como Hondo representava suas histórias de velho Werstern, trazendo uma visão mais madura do gênero. Não tinha verdadeiramente o senso clássico, pois nenhum dos personagens eram vaqueiros, raramente eram visto gados ou fazendas. As histórias costumavam focalizar principalmente personagens sérios e complexos e frequentemente metidos em conflitos, numa tentativa de sugerir a dura vida dessas pessoas.

Para o papel principal os produtores pensaram em Peter Graves, que já havia atuado em séries como Fúria, mas Graves recusou pois já tinha assinado para substituir Steven Hill em Missão Impossível. Então acabaram optando por Ralph Taeger, tendo sido aí a grande oportunidade de sua carreira, que até então tinha participado apenas como coadjuvante de algumas séries de TV e alguns filmes. A série contou ainda com a participação de algumas estrelas convidadas como Nick Adams, Rick Nelson, Charles McGraw, Forrest Tucker, Annette Funicello, entre outros.

 

A História.


Hondo Lane era um mestiço índio amargurado, cuja mulher indígena foi morta durante um massacre do exército americano. Solitário, Hondo passou a viver com seu cão Sam, que tornou-se sua única companhia e era tratado quase como um humano.

O herói às vezes tinha que enfrentar o preconceito do homem branco, e do pele vermelha também, o que desenvolvia nele um lado rude, mas em algumas ocasiões mostrava um comportamento mais terno, como quando se relacionava com seu companheiro Sam, ou com o garoto Johnny Dow  que o idolatrava como herói.

Hondo acabou se tornando membro do exército da União servindo como um explorador indígena. Cabia a ele muitas vezes tentar apaziguar os apaches renegados, chefiado pelo Apache Vittoro, e as tropas em Fort Lowell. Assim, passava parte do seu tempo no Posto Militar da União, onde o Capitão Richards deste regimento agia como uma autoridade no cumprimento da lei.

 

No Brasil.


No Brasil o seriado Hondo estreou na TV Excelsior em 1970 sendo apresentado às 23h das terças-feiras, com reprises aos sábados às 20h.

Em 1979 o seriado foi para a TV Record sendo mostrado às segundas-feiras às 19h55, onde permaneceu até 1980. Depois retornou à emissora em meados dos anos 80.

Sua última aparição foi através da TV Manchete, sendo exibido entre os anos de 1991 e 1992 aos domingos às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *