Ação Aventura Policial Séries

Anjos da Lei (21 Jump Street – 1987)

É uma série dos anos 80 sobre um grupo de jovens policiais que se infiltra nas escolas para investigar crimes cometidos por alunos.

Emissora: Fox e Syndication.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Gazeta.
Transmissão Original: de 12 de abril de 1987 a 27 de abril de 1991.
Duração: 45-48 minutos.
Temporadas: 5 (103 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television e  LBS Communications Inc..

textoepisodiosvideo elencotrilha

A Série.


Anjos da Lei foi a primeira série exibida pelo canal FOX, que conseguiu mais audiência no horário que os programas das grandes redes (ABC, CBS e NBC), o que foi uma surpresa, pois os produtores da série e o resto da equipe, nunca tinham feito um show de sucesso para o público jovem.

A repercussão foi tão grande que nos Estados Unidos, depois do programa ir ao ar era colocado um número à disposição do público para denúncia de casos referentes ao tema abordado na série ou apenas para as pessoas poderem dar a sua opinião a respeito.

A série que estreou no dia 12 de abril de 1987, foi criada por Stephen J. Cannell e Patrick Hasburgh inspirada em um programa verdadeiro que é adotado pelo Departamentos de Polícia dos Estados Unidos, onde um grupo de jovens policiais trabalham infiltrados entre os adolescentes. Anjos da Lei, inicialmente seria chamada de Animal House Goes to High School, mas então como estavam lidando com adolescentes, os produtores resolveram fazer uma série com uma consciência social.

Johnny Depp se transformou em um astro de TV com essa série. Mas não se satisfez em se tornar um galã adolescente. Ele já havia participado antes de A Hora do Pesadelo (1984) e aparecido em Platoon (1986). E começou a chamar a atenção da crítica por sua atuação em Cry-Baby (1989), de John Waters. Depois veio o exótico Eduardo Mãos de Tesoura (1993), de Tim Burton, que deu a Depp a chance para provar definitivamente a maturidade como ator estrelando Ed Wood (1994).

O tema de abertura do seriado também alcançou grande destaque. Chamado “21 Jump Street” ele era interpretado pela atriz Holly Robinson que fazia a policial Judy Hoffs na série.

Atores hoje consagrados fizeram suas pontinhas no seriado ainda como meros desconhecidos. Entre eles Brad Pitt, Shannon Doherty (Barrados no Baile), Sherilyn Fenn (Twin Peaks), Robert Estes (Paixões Perigosas), entre outros.

 

A História.


O jovem Thomas Hanson, filho de um policial assassinado, era um dedicado oficial da polícia que passava a fazer parte da equipe que dá nome a série, especializada em trabalhar sob disfarce – principalmente em colégios do segundo grau e faculdades. Para isso, Hanson teve que perder sua pinta de policial politicamente correto e entrar no clima do projeto.

Ao lado de Hanson estava o seu grande parceiro de profissão, Douglas James Penhall, cuja a mãe se suicidou quando ele tinha 6 anos, deixando-o sob a tutela de seu pai alcoólatra. Penhall tornou-se um grande oficial, e em uma missão em El Salvador conheceu o órfão Clave e o adotou. Ainda na equipe, a Detetive Judith Marie Hoffs, a oficial dos Anjos da Lei mais próxima do chefe Fuller; e Harry Truman Ioki, um vietnamita que foi o primeiro a se juntar à Unidade Anjos da Lei.

A equipe se reunia em uma capela abandonada, situada no número 21 da Jump Street. Eles usavam muita astúcia para combater a criminalidade, tráfico de drogas, extorsão, gangues escolares, prostituição e assassinatos. A equipe trabalhava sob as ordens de Adam Fuller, que assumiu a frente do projeto depois que o capitão Jenko morreu num acidente automobilístico. Fuller era divorciado e tinha um filho adolescente chamado Kip.

O ator Richard Grieco ingressou no segundo ano do seriado como Dennis Booker, um oficial que gostava de trabalhar sozinho e tinha um estilo eficiente. No ano seguinte, o personagem ganhou uma série própria: Booker.

 

No Brasil.


O seriado estreou no Brasil com a exibição do longa metragem no dia 5 de novembro de 1988, dentro do Super Cine. Depois passou a ser mostrado nos domingos da Rede Globo, onde ficou até 1991. No ano seguinte foi transmitido às sextas-feiras e às quintas-feiras, onde ficou até 1993.

A série também passou a reprisada em 1996 na CNT/Gazeta onde ficou até 1997.

A dublagem de Johnny Depp realizada por Marco Antônio foi um dos primeiros trabalhos de destaque na carreira do dublador, que acabou se tornando uma das vozes mais frequentes do ator no Brasil.