Emissora: SBT.
Transmissão Original: de 4 de março de 1999 a 9 de março de 2000.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 3 (62 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: SBT.

A Série.


A personagem doméstica Filomena, do humorístico A Praça é Nossa, ganhou o seu próprio programa em 4 de março de 1999 intitulado Ô, Coitado!, nome tirado do seu conhecido bordão.

O programa era quase todo gravado em internas, na residência do Steve Formoso, e contava sempre com as aparições do Carteiro Juju e da maior amiga de Filomena a sua galinha. Como ocorre em outros humorísticos, as risadas eram gravadas e soltadas quando ocorria a piada ou situação engraçada.

Quando o programa começou a guinar começaram os desentendimentos entre o diretor Guto Franco e a atriz Gorete Milagres, levando Guto e seu pai Moacyr Franco a deixarem o programa. A desculpa dada aos telespectadores para a saída de Steve foi que o cantor tinha tantas dívidas que abandonou a casa e a pobre Filó e fugiu . A casa do cantor foi vendida e transformada num restaurante, ou melhor em dois restaurantes, um de comida Mineira e o outro de comida Francesa, a confusão foi armada.

O novo formato do programa, com direção de Eliana Fonseca e textos de Ronaldo Ciambroni, estreou em 6 de abril de 2000, mostrando que Filó foi trabalhar no apartamento de uma família, com filho e tudo. Além disso, Gorete começou a fazer outros personagens, como a atriz Marlete e a radialista Zulurdes. O novo formato do programa trazia ainda uma série de personagens novos como: Curió um porteiro paquerador; Coelho, um síndico vilão; o Senhor paquerador Ubiratan; Val a empregada da vizinha de D. Cláudia; a moderna Vovó Lili; a patroa de Filó Dona Cláudia e seus filhos Tabata e Ricardo. Mas o programa não emplacou novamente por descaracterizar demais a personagem, além disso é difícil manter um personagem no ar por tanto tempo só por causa de um bordão.

A personagem ainda fez aparições algumas vezes no programa Domingo Legal.

Depois de quase oito anos, o programa voltou interinamente para a grade de programação do SBT. Com a saída do vespertino Olha Você, entraram o sitcom e o reality Nada Além da Verdade, em 30 de março de 2009. A série alcançou 5 pontos, aumentando consideravelmente a audiência que girava em torno de 2 pontos.

 

A História.


Em Ô, Coitado!, O cantor falido Steve Formoso (Moacyr Franco),  viúvo pela terceira vez, se encontrava numa situação de penúria – na carreira e nas finanças de casa – e por isso pediu ajuda a uma tia mineira. O auxílio veio na forma de Filomena (Gorete Milagres), uma empregada humilde e sem nenhuma cultura do interior de Minas Gerais, disposta a ajudar Steve, inclusive vendendo seus shows.

Enquanto fazia os seus serviços domésticos, Filomena cuidava do seu patrão, o escondia dos credores, e divertia a todos, falando uma cem vezes “Ô, Coitado!” até que o bordão enfraquecesse pelo cansaço.

Filó tinha características bem próprias como muita maquiagem no rosto, sempre com muito lápis de olho e uma flanela na cabeça, e usava sempre vestidos e roupas num estilo interiorano, falando com sotaque mineiroma vez que os veículos espaciais da NASA usavam sempre o mesmo método de construção e navegação, o grupo montado por Harry empenha-se em projetar um equipamento que proporcione segurança de 85% à 90% e que seja rápido e barato.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin