Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi.
Transmissão Original: de 10 de fevereiro de 1956 a 1º de fevereiro de 1957.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (39 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television.

A Série.


As séries infanto-juvenis explorando a amizade entre crianças e animais sempre foram um negócio rentável para as produtoras de televisão. Em 1956 a 20th Century Fox Television trouxe para telinha mais uma adaptação nesses moldes, tirada do romance de Mary O’Hara, chamada Minha Amiga Flicka.

Primeiro a história foi adaptada para o cinema. O filme teve em seus papéis principais Roddy McDowall, Preston Foster e Rita Johnson e chegou às telonas nos Estados Unidos no dia 15 de março de 1945. Dois anos mais tarde, a história também foi retratada no filme Green Grass of Wyoming, estrelado por Peggy Cummins e Charles Coburn nos papéis principais. Neste filme o personagem Ken McLaughlin foi protagonizado por Robert Arthur e chegou aos cinemas americanos com estreia em 3 de junho de 1948.

Ao chegar a televisão, Flicka recebeu um tratamento especial da produtora, mas não durou muito tempo devido aos baixos índices de audiência e ficou apenas duas temporadas no ar, rendendo 39 episódios. Na TV a série era semanal, onde cada episódio levou cerca de três dias e meio para ser produzida e foram mostradas pela primeira vez, em preto e branco, nas noites de sexta-feira pela rede CBS. O episódio “Phantom Herd” foi escolhido como piloto e foi transmitida no dia 10 de fevereiro de 1956.

A série foi uma tentativa de fazer concorrência a série Rin-Tin-Tin. Pouco tempo depois, em março deste mesmo ano a CBS mudou o espetáculo para ser apresentado aos sábados à noite. Entre abril e maio de 1957 passou a exibida também aos domingos pela manhã e em junho a agosto às quartas-feiras à noite.

Apesar de ter sido filmado em cores a CBS resolveu apresentá-la em preto e branco. Quando a NBC comprou a série no ano seguinte ela passou a ser apresentada em cores.

 

A História.


O clássico americano se passa na fazenda Goose Bar Ranch em Montana, por volta de 1900 e narrava as aventuras do garoto Ken McLaughlin (Johnny Washbrook), um jovem sonhador que era constantemente reprovado pelo pai Rob McLaughlin (Gene Evans), um homem prático que considerava o filho um preguiçoso.

Quando a égua Flicka chegou na fazenda, ela se assustou e tentou fugir, se machucando. Ao cuidar dela, Ken se apegou ao animal, e as responsabilidades que assumiu o ajudou a amadurecer. Nasce então uma linda amizade entre o garoto e a égua.

Morando no rancho Goose Bar, em Montana, no final do século XIX, Ken e seus pais Nell (Anita Louise) e Rob vivem em uma fazenda enfrentando os problemas típicos desse tipo de ambiente.

Flicka era uma égua no mesmo estilo de Fúria, só que marrom e menos selvagem. Na vida real o animal era treinado por Les Hilton.

No Brasil.


No Brasil a série Minha Amiga Flicka só chegou em 1963 sendo apresentada pela Tv Tupi, sendo levada ao ar de segunda à sexta-feira às 18h50. No canal ficou até o ano seguinte, saindo em seguida da programação. Retornou apenas no começo dos anos 70, dentro do programa Pim Pam Pum.

Em 1978 era exibida no Rio de Jeneiro pela TVE dentro da sessão Arco-íris e em São Paulo pela TV Record.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin