É um desenho animado dos anos 70 cujo patriarca Charlie Chan viaja com seus filhos numa vã que pode se transformar em qualquer carro.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Bandeirantes, Rede Manchete, Rede Record e Boomerang.
Transmissão Original: de 7 de setembro de 1974 a 30 de agosto de 1975.
Duração: 30 minutos (6 minutos por segmento).
Temporadas: 1 (13 episódios – 39 segmentos).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

O Personagem.


Charlie Chan foi criado por Earl Derr Biggers em 1923 para um romance que seria publicado dois anos depois.

De origem sino-americana, Chan apresentava um estereótipo diferente de outros detetives da época, sendo um personagem que não apelava para violência para resolver seus casos.

A criação de Biggers teve uma trajetória de sucesso no cinema, com seu primeiro filme lançado em 1926. O personagem foi primeiramente retratado por atores asiáticos, e os filmes não fizeram muito sucesso. Em 1931, a Fox Filmes escalou o ator sueco Warner Oland como Charlie Chan e o filme alcançou êxito entre o público, rendendo mais 15 filmes com Oland como personagem principal. Após a morte de Oland, o ator escocês-americano Sidney Toler começou a interpretar Chan. Toler fez 22 filmes. Após a morte de Toler, mais seis filmes foram feitos, estrelando Roland Winters. Além destes vários outros filmes falados em espanhol e chinês foram realizados durante as décadas de 1930, 1940 e 1950 e todos levados à China onde o personagem era muito popular.

Charlie Chan também fez parte de programas de rádio, televisão e uma série de quadrinhos (todos nos EUA).

 

A Desenho.


O desenho Charlie Chan foi produzido pela Hanna-Barbera Productions misturando humor, aventura, investigação e música. O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede CBS, em 1974, num total de 15 episódios.

Recheado com músicas, o desenho tinha pequenos clipes com canções interpretadas pela banda de filhos de Charlie Chan. O grupo encarregado de dar vozes às canções do desenho era o mesmo que protagonizou o desenho Archie Show, conduzido pelo cantor Ron Dante.

Primando pelo humor, Charlie Chan continha as conhecidas risadas de fundo, para realçar as piadinhas dos personagens.

 

A História.


A série de televisão era centrada na família Chan, cujo pai era um velho e experiente detetive muito famoso e por isso viajava muito ao redor do mundo para resolver casos misteriosos, mas como sua família era muito numerosa, ao total tinha 10 filhos, entre meninos e meninas, o velho Chan sempre os levava com ele, num furgão. Alan, Anne, Flip, Henry, Mimi, Nancy, Scooter, Stanley, Suzie e Tom eram os filhos de Chan e ainda contavam com o cão de estimação Chuchu.

Seus filhos tinham um grupo musical e em cada episódio interpretavam uma música, mas o que eles na verdade gostavam era de imitar o pai e toda vez que ele saía para investigar algum caso, a garotada também arranjava um pretexto de participar, mas o que geralmente conseguiam arrumar era uma tremenda confusão.

A família viajava com uma van que se transformava em outros veículos com o apertar de um botão, o que fascinava a criançada. Assim os irmãos poderiam andar num trator, carro de bombeiros, caminhão ou carros de empresas, o que ajudava não apenas a cumprir as missões, mas também como disfarce.

O desvendamento do problema sempre era dado no final do programa pelo velho e experiente pai que aparecia para explicar todo o mistério.

No Brasil.


Charlie Chan chegou ao Brasil pela Rede Globo em 1975, dentro do programa Globo Cor Especial, ao lado da animação Abott & Costello. Sua dublagem realizada pela Herbert Richers, ainda hoje é lembrada com carinho pelos fãs do desenho, graças a qualidade técnica e de interpretação.

Em 1978 passou a fazer parte da programação vespertina da TV Record ao lado de Archie Show indo em seguida para a recém inaugurada TVS onde ficou até 1980.

Em 1982 foi a vez da TV Bandeirantes apresentar a animação, colocando-o na programação matinal da emissora dentro do Festival de Desenhos. Ainda na década de 1980 esteve em alguns infantis da TV Manchete.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin