Emissora: TV Cultura e Rede Globo.
Transmissão Original: de 6 de outubro de 1991 a 27 de setembro de 1992.
Duração: 24 minutos.
Temporadas: 1 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: TV Cultura, FIESP e SESI.

A Série.


Mundo da Lua foi um seriado feito para o público infantil, mas que agradou crianças de todas as idades, pela forma como ensinava brincando. A série apresentava o cotidiano gostoso de uma família de classe média, como pano de fundo para temas educacionais.

A produção da série era muito barata, por isso a criatividade tornava-se o material principal nas realização do programa, como artifício para realizar as cenas mais complicadas, alguns exemplos disso é a visita de Lucas ao Japão, gravada em com o uso do chromakey, uma técnica feita por sobreposição por separação de cores. Os roteiros de Flávio de Souza soavam como uma aula primária, rica em conhecimentos e sustentada na didática para segurar o público menos interessado.

Os atores Gianfrancesco Guarnieri e Antonio Fagundes pertenciam a Rede Globo, mas foram gentilmente cedidos pela emissora para as gravações de Mundo da Lua. O personagem do ator Dorvilles Pavarina não aparecia. Ele era o radialista Ney Nunes, o preferido da empregada Rosa (Anna D’Lira). Ney e Rosa “conversavam” – o que Rosa falava, Ney respondia.

Mundo da Lua gerou uma pequena continuação chamada Lucas e Juquinha com roteiros de Flávio de Souza. Feita como uma continuação para ir ao ar antes de Castelo Rá Tim Bum e divulgar o programa infantil. Foram cinco episódios de 5 minutos cada, que contavam como Lucas ajudava seu irmão menor nos perigos que toda casa tem como remédios, tomadas e fogo.

Depois de reprisados pela Cultura e TVE os 52 episódios foram exibidos entre 1992 e 1993 dentro do programa infantil Xou da Xuxa.

 

A História.


Rogério Silva e Silva é um professor que tenta viver de acordo com as ideias liberais de sua juventude. Por isso mesmo fica irritado quando tem que agir como um pai austero na educação de seus filhos Juliana e Lucas. Apaixonado por fotografia adora registrar cada momento em família. Rogério é casado com Carolina, gerente de uma butique. Típica mãe que exagera as consequências de todas as situações, não consegue se livrar de sua própria mãe, Dona Ivete, que liga quase todos os dias.

Juliana é a filha mais velha, tem 12 anos e adora criticar tudo ao seu redor, principalmente seu irmão Lucas. Rosa é a empregada da casa que se transformou numa segunda mãe para as crianças. Um de seus passatempos preferidos é conversar com o locutor de rádio Ney Nunes enquanto lava a louça da cozinha. A família vive na companhia do vovô Orlando, viúvo aposentado que gosta de construir coisas. Devido a sua afinidade com Lucas, os dois acabam se tornando parceiros de aventuras imaginárias e ideias mirabolantes.

Os conselhos do avô Orlando e dos pais Rogério e Carolina (Haar) ao garoto sonhador Lucas (Amaral) serviam como lições aos pequenos telespectadores, e a didática usada funcionava muito bem.

Lucas Silva e Silva era um garoto com todos os problemas, diversões e dúvidas decorrentes na sua faixa etária, o que ajudou a atrair ainda mais o público alvo.

O ponto alto das histórias girava em torno da cabeça de Lucas e do seu mundo de sonhos que chegava à partir de um gravador, que ele ganhou de seu avô Orlando (Guarnieri) e que considerava mágico. Quando ele gravava a mensagem: “Alô, alô, planeta Terra chamando, planeta Terra chamando, essa é mais uma edição do diário de Bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua onde tudo é possível”, a tela ficava em névoa e realidade e imaginação se misturavam para ensinar brincando.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin