Ação Policial Séries

Dama de Ouro (Lady Blue – 1985)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 15 de abril de 1985 a 25 de janeiro de 1986.
Duração: 60 minutos.
Temporadas:1 (14 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: David Gerber Productions e MGM/UA Television.

episodiosvideo elencotexto

A Série.


A série Dama de Ouro destacou-se em um mundo claramente machista, mostrando a policial Katy Mahoney, que não se intimidava mesmo em situações perigosas, e partia com fúria para cima da vilania. O programa, inclusive, foi considerado o mais violento da TV americana na época.

A série estreou na rede ABC já com um desempenho razoável na audiência, ajudando a consolidar um estilo de seriado policial que valoriza ao máximo as cenas de ação mas sempre procurando centrar suas histórias em personagens marcantes. Apesar do sucesso, a ABC cancelou a série, pois as críticas ao tom violento dado aos episódios eram constantes. A ABC ficou com receio de ver sua imagem ser associada a filmes extremamente violentos e, com isso, Dama de Ouro saiu do ar.

Para o papel de Katy Mahoney, David Gerber contratou a atriz Jamie Rose, que até então tinha trabalhado em alguns filmes e seriados como coadjuvante. O produtor  decidiu chamá-la depois de ter assistido sua participação em um episódio de “Jessie”, onde Jamie interpretou uma detetive. Jamie teve apenas uma semana para estudar a personagem, assistindo filmes de Clint Eastwood como Harry para compor um estilo forte, além disso, ela também tomou aulas de tiro no Departamento de Polícia de Chicago, pois curiosamente não sabia atirar, e como ela mesma se classificava, era um pouco medrosa.

Destaque para a presença do ator Danny Aiello como o chefe de Katy, o tenente McNichols, que servia como uma espécie de “freio” para o temperamento destemido de Kate.

 

A História.


Katy Mahoney é uma policial linha dura da polícia de Chicago. Com sua Magnum 357, ela muitas vezes apela para a violência para cumprir seu dever limpando as ruas todos os dias da escória da sociedade.

Quem vivia tentando barrar o jeito intempestivo da policial era o seu chefe, o Tenente Terry McNichols, interpretado pelo ator Danny Aiello. Mahoney era divorciada e chegou a ter um caso com seu chefe McNichols.

A personagem Mahoney foi criada pelo produtor David Gerber, sendo inspirada no detetive Dirty Harry, personagem que o ator Clint Eastwood popularizou em uma série de filmes para o cinema, levando assim todo o estilo durão de Harry do ponto de vista feminino.

 

 No Brasil.


No Brasil a série estreou na Rede Globo na década de 1980 e foi exibida pela última vez em 1996, nas manhãs de domingo, na mesma emissora. Depois de ter cerca de 10 episódios exibidos, a série saiu da grade dominical e vez ou outra pintava nas madrugadas de sexta para sábado, após a Sessão de Gala.

Quando estreou no Brasil o seriado figurou na faixa de horário Sessão Aventura onde ficou bastante conhecida e teve até uma homenagem na série Armação Ilimitada com Debora Bloch interpretando a Kate Machone, naquilo que eles chamaram de “Dama de Couro”.

O seriado foi reprisado no Brasil pelo canal por assinatura MGM onde recebeu o títitulo de A Destemida Dama de Azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *