Comédia Guerra Séries

Guerra, Sombra e Água Fresca (Hogans’s Heroes)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Excelsior, TV Bandeirantes, Multishow e Canal 21.
Transmissão Original: de 17 de setembro de 1965 a 4 de abril de 1971.
Duração: 23 minutos.
Temporadas: 6 (168 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Bing Crosby Production.

episodiosvideo elencotrilha

A Série.


Guerra, Sombra e Água Fresca foi uma série que fez humor com um assunto tétrico: os campos dos prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial. Situações patéticas e fugas desastradas eram frequentes nesta série criada por Albert S. Ruddy (também responsável pela série Texas Ranger de 1993) e Bernard Fein.

A série, que foi ao ar no período de 1964 a 1972,  rendeu 168 episódios, produzidos pela Paramount Television para rede americana de televisão CBS.

Semelhanças entre Guerra, Sombra e Água Fresca e o filme de 1953 Stalag 17, dirigido por Billy Wilder, geraram disputas judiciais que afetaram a Bing Crosby productions.

Pouco tempo depois, o ator Bob Crane, que interpretava o Capitão Hogan, , muito conhecido no mundo artístico como mulherengo, foi assassinado. A provável causa talvez tenha sido um de seus envolvimento afetivos, mas o crime até hoje não foi realmente solucionado. Seu filho lançou um livro de fotos em 2001 com imagens do pai em pleno ato sexual com dezenas de garotas, inclusive em orgias.

O ator John Banner, antes do Sargento Schultz, fez um papel muito parecido no filme de 1965 36 Hours, ou seja, um sargento nazista corrupto que ajuda refugiados a fugir da Alemanha.

Ao longo da produção, o ator Ivan Dixon decidiu deixar o elenco da série para iniciar sua carreira de diretor. Dixon tornou-se um diretor de TV bem requisitado – ele dirigiu vários episódios da popular série Magnum na década de 1980. Em seu lugar, entrou Kenneth Washington, outro ator negro que interpretou Baker, também um mestre na operação do rádio. Quem também foi substituído em alguns episódios foi o ator Larry Hovis. Nesses momentos, seu personagem, Carter, foi interpretado pelo ator William Christopher, o padre Mulcahy da série M*A*S*H.

Os atores John Banner e Werner Klemperer, intérpretes dos nazistas Schultz e Klink, eram judeus na vida real, bem como Robert Clary, o LeBeau, que chegou a passar parte de sua infância em um campo de concentração, onde perdeu vários membros de sua família.

 

A História.


A história de Guerra, Sombra e Água Fresca acontece durante a 2ª Guerra Mundial, quando os prisioneiros do Campo 13 gerenciam um esquema de espionagem, sabotagem e planos de fugas de membros da resistência e dos soldados aliados abatidos durante combates.

Aprisionado em plena Alemanha, o coronel Hogan transformou sua prisão em uma ativa base secreta dos aliados. Ele liderava uma equipe de agentes em diversas missões e promovia fugas para outros prisioneiros (vindos de outros campos) bem debaixo do nariz do Coronel Willhelm Klink e seu ajudante de monóculo o Sargento Hans Schultz. Assim, militares ingleses, norte-americanos, franceses, irlandeses, holandeses e belgas, prisioneiros de guerra dos alemães, saíam e voltavam à prisão quantas vezes fosse possível, debochando da onipresente e poderosa força ariana. Hogan costumava ter ideias mirabolantes para extrair informações do Coronel Klink e seu auxiliar Schultz, mas esse, por sua vez, que era testemunha constante do que ocorria no Campo, sempre dizia: “Eu não escutar nada, não ver nada!”.

Na equipe de Hogan encontravam-se os oficiais Louis LeBeau, um francês mestre da cozinha; Peter Newkirk, um inglês mestre dos jogos de azar; o Sargento James Kinchloe, um americano negro que tentava em vão passar-se por alemão, mas que era mestre na operação de um rádio amador montado em uma caixa de madeira; e o Sargento Andrew Carter, um americano meio “lento das ideias”, mas de bom coração.

A série contava também com a bela secretária a serviço do Coronel Klink: Helga, interpretada por Cynthia Lynn, entre 1965 e 1966. Nesse período a atriz manteve uma relação com o ator Bob Crane, que mais tarde pediu aos produtores que a substituísse por outra de suas amantes, Sigrid Valdis. Esta, interpretou a secretária Hilda entre 1966 e 1970. Valdis acabou casando-se com o ator, tornando-se sua segunda esposa. O ator Bob Crane era conhecido no mundo artístico como extremamente mulherengo, o que possivelmente causou seu misterioso assassinato. O crime até hoje não foi solucionado.

No Brasil.


Na televisão brasileira o seriado Guerra, Sombra e Água Fresca apareceu pela primeira vez na TV Tupi, aposentado diariamente às 20h. No ano seguinte apareceu na programação vespertina da emissora onde ocupou vários dias de exibição e horários até 1974. Na época também foi mostrada pela T Excelsior em 1969.

Em 1976, a série voltou à programação brasileira pela TV Bandeirantes, inicialmente indo ao ar no horário nobre depois transferindo-se para o inicio de tarde, onde ficou até 1980.

Depois de alguns anos fora da telinha nacional, a série retornou à TV Bandeirantes em 1985 às 20h, nessa exibição ocupou diversos horários, ficou durante o ano de 1987 fora da programação, mas retornou  1988, onde depois de alguns meses saiu definitivamente do ar.

Também foi mostrada entre os anos de 1996 e 1997 pelo canal por assinatura Multishow e pelo Canal 21 entre os anos de 2004 e 2006.