Comerciais Séries Sitcom

Mary Tyler Moore (Mary Tyler Moore – 1970)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Bandeirantes e Multishow.
Transmissão Original: de 19 de setembro de 1970 a 19 de março de 1977.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 7 (168 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: MTM Enterprises Inc..

textoepisodiosvideo elenco

A Série.


No início da década de 1970 a CBS estava em busca de um sitcom diferente que a fizesse substituir as comédias rurais exibidas pela emissora, assim aceitou a ideia de James L. Brooks e Allan Burns de mostrar uma série que narrava o cotidiano de uma solteirona honesta e insegura.

No dia 19 de setembro de 1970 estreava na CBS, uma produção da MTM Enterprises Inc., aliás uma das mais bem sucedidas da empresa, intitulada Mary Tyler Moore, que alcançou um considerável sucesso ficando no ar por sete temporadas, até o dia 3 de setembro de 1977.

Mary Tyler Moore, marcou época por promover a revolução feminina na televisão, sendo pioneira por apresentar personagens principais femininos na televisão, assim como foi a primeira vez que a figura central do espetáculo era uma mulher.

A série foi um dos programas mais aclamados da história da televisão norte-americana recebendo sempre altos elogios da crítica especializada, sendo premiada por três anos (1975, 1976 e 1977) com o Emmy Awards na categoria de “Outstanding Comedy Series” (Série de Comédia Excelente), fora outros prêmios recebidos ao longo de suas temporadas.

Mary Tyler Moore costumava tratar de assuntos importantes como romance, morte, carreira, amizades na vida de Mary e de seus amigos engraçados. Com esses enredos tornou-se extremamente popular no sábado à noite pela CBS e sempre manteve boas avaliações ao longo de suas sete temporadas. Apesar de terminar relativamente bem na última temporada, o produtores decidiram pelo seu cancelamento com medo que a série pudesse se perder, caso ocorresse uma próxima temporada.

A canção tema da série “Love is All Around” foi escrita e executada por Sonny Curtis.

 

A História.


A trajetória de Mary na série começa quando ela vai para Mineápolis, Minessota, após terminar seu noivado. Então com 30 anos de idade, sua intenção é investir em uma carreira de apresentadora de TV, a WJM-TV. Para sua surpresa, inicia sua carreira como produtora associada de um programa chamado Six O´Clock News, um noticiário diário de meia hora.

Ao se mudar para um apartamento no mesmo edifício de sua velha amiga Phyllis, ela passa a dividir com amigos e vizinhos suas alegrias e problemas. Apesar de tantas qualidades Mary não conseguia arranjar um namorado.

Seu editor durão era Lou Grant (Ed Asner), que na verdade tinha um coração mole e era louco por esportes; Seu colega, Ted Baxter (Ted Knight), era um âncora egocêntrico, superficial e sem a menor inteligência para entender as matérias que iam ao ar; Mary tinha uma inimiga, a cínica e sarcástica Sue Ann Nivens (Betty White), sua colega no canal de TV, que apresentava um programa de culinária (“Happy Homemaker Show”); também na redação estava o editor Murray Slaughter (Gavin Mcleod) que vivia testando o Q.I. de Ted e embora fosse casado com Marie parecia ter um amor platônico por Mary.

Entre os amigos de Mary estavam: a judia nova-iorquina Rhoda Morgenstern (Valerie Harper), a melhor amiga da protagonista, que morava no apartamento acima de Mary. Ela vivia desabafando com a grande amiga; outra vizinha muito presente na vida da senhorita Richard era Phyllis Lyndstrom (Cloris Leachman), uma viciada em psicologia que não perdia a chance de dar seus conselhos a amiga; já Georgette Franklin (Georgia Engel) era a meio maluca que acabou fazendo amizade com Mary e posteriormente namorando Ted.

Mary tem uma personalidade íntegra, genuína e muito agradável e adora dar tudo de si, mesmo que seja para uma emissora sem quase nenhum destaque. Apesar de tudo isso, ela tem que conviver com o fato de não conseguir arrumar um namorado.

No Brasil.


Mary Tyler Moore chegou ao Brasil em junho de 1973 exibida dentro do horário vespertino da Rede Globo chamado Globo Cor Especial. Em 1977 transferiu-se para o horário intitulado Faixa Nobre onde era apresentado às 17h30.

Em 1978 começou a ser apresentado às 17h na TV Bandeirantes e em 198o mudou seu horário para às 15h, exibirão que permaneceu até 1981.

Em julho de 1994 o seriado voltou à programação brasileira dessa vez pelo canal por assinatura Multishow sendo mostrada às 20h30. Em setembro, a série entrou na faixa “Retrô TV”, às 21h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *