Aventura Comédia Séries

Passe de Mágica (The Wizard – 1986)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1986 a 12 de março de 1987.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (19 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television.

episodiosvideo elenco

A Série.


A série Passe de Mágica alcançou um razoável sucesso quando foi lançada a partir do dia 9 de setembro de 1986. O programa trazia uma mistura divertida de humor e ação, regada com elementos de ficção científica e o resultado só poderia ser satisfatório.

Michael Berk, Douglas Schwartz e Paul B. Radin criaram a série inspirados na popularização que o controle remoto estava tendo na época. Pensaram então num mundo cheio brinquedos maravilhosos, que toda criança sonhava em ter, ainda que eles nem existissem, mas que a eletrônica supostamente poderia proporcionar. A proposta foi hit instantâneo continuamente com excelente audiência nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

No elenco nomes conhecidos como David Rappaport no papel de Simon, para quem não se recorda, Rappaport foi o anãozinho Rinaldo do filme de monstro A Prometida (1985). Já no papel do agente Alex Jagger estava o ator Douglas Barr, conhecido por sua atuação na série Duro na Queda, como Howie Munson.

No meio da primeira temporada Michael Berk e Douglas Schwartz receberam o aviso da Fox que Passe de Mágica estava sendo abruptamente cancelada. Ambos trabalharam para tentar garantir a permanência do seriado, pelo menos até o final da primeira temporada e criaram a campanha “Save The Wizard Campaign”, que tinha em vista incentivar os fãs da série a telefonar, enviar cartas e abaixo-assinados para a CBS Television e dizer o que o seriado significava para eles. Cartas e petições choveram de todo os Estados Unidos e Canadá.

Crianças em idade escolar e famílias enviaram cartas coletivamente. Muitos fãs passaram horas escrevendo cartas e coletando assinaturas. Mesmo com toda a campanha, os executivos do estúdio não mudaram de ideia quanto ao cancelamento e Passe de Mágica teve o seu final no dia 12 de março de 1987.

A História.


Simon McKay, conhecido como “o mágico”, era um homem pequeno na estatura mas enorme na inteligência, pois atuava como um brilhante inventor. Sempre foi um superdotado e aos 7 anos de idade patenteou sua primeira invenção.

Seus conhecimentos em eletrônica o tornaram inicialmente funcionário do governo americano até que descobriu para que suas invenções, aparentemente pacificas, estavam sendo usadas, na verdade como armas de combate, e assim desistiu do cargo.

O anão Simon criava seus brinquedos dos mais variados tipos, permitindo-o ouvir através das paredes e até caminhar através do fogo. Acontece que Simon sabia demais sobre o trabalho secreto norte-americano e por isso significava uma ameaça estando fora da organização.

Preocupado, o governo escalou o agente do CIC, Alex Jaggere, para proteger Simon de ser sequestrado por qualquer governo estrangeiro ou grupos terroristas que gostariam de se beneficiar do pequeno gênio, e se certificar de que o anãozinho não tivesse deixado vazar nenhuma informação confidencial.

Parecia uma tarefa fácil para Alex, mas quando ele se deparou com o mundo maravilhoso de brinquedos criados por Simon, viu a mente brilhante que estava por trás de tudo aquilo. Além disso o caráter e a bondade de Simon acabaram surpreendendo o jovem agente, que passou a conviver no laboratório subterrâneo do pequeno gênio, onde ele criava brinquedos para as crianças da vizinhança. Eles agora viviam se metendo em enrascada, que com a força e treinamento policial de Alex e com os brinquedos excepcionais de Simon e poder do anão de receber mensagens telepáticas do futuro, acabavam superando todas elas.

Como a maioria dos heróis, Simon tinha o seu arqui-inimigo, um cientista insano que deseja vingança ao pequeno gênio. No fim de cada aventura, Tillie, uma mulher bondosa sempre preparava um bolo para recuperar as forças dos heróis.

No Brasil.


No Brasil o seriado Passe de Mágica fez um razoável sucesso quando foi apresentada nas manhãs dominicais da Rede Globo a partir de 1987. Com a mudança na grade da emissora o seriado passou a figurar na Sessão Aventura em 1988, sendo mostrada às 16h15 das quintas-feiras.

Por aqui Simon tornou-se sinônimo de pessoas inteligentes.