Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 7 de outubro de 1981 a 22 de março de 1982.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 1 (22 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Columbia Pictures Television e Larry Larry Company.

A Série.


A série de humor e aventura, Merlin, o Mago foi escrita por Larry Rosen, Larry Tucker e Tom Chehak e teve a direção de Bill Bixby, Harry Winer e James Frawley, apresentada pela primeira vez nos Estados Unidos pela rede CBS no dia 7 de outubro de 1981.

Para o papel do mágico do título foi escolhido um ator que até então era conhecido do grande público pelas participações em diversas séries de TV como Rota 66, Cidade Nua, As Enfermeiras, Dark Shadows, Cannon, Tudo em Família, Havaí 5-0, Lou Grant, Hotel, O Barco do Amor, entre outras.

O seriado durou apenas uma temporada sendo cancelado no dia 22 de março de 1982, totalizando 22 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada.

A História.


Numa velha garagem mecânica na cidade de São Francisco, vivia o velho ranzinza Max Merlin, dentro de seu velho macacão sujo de óleo.  Merlin era o famoso feiticeiro dos tempos da Corte do Rei Arthur, mas ninguém acreditava nisso. Ao invés de uma espada numa pedra, Max tem um pé-de-cabra preso no cimento e uma missão enviada por uma misteriosa, mas linda mensageira do céu: encontrar um aprendiz.

A busca do feiticeiro o leva até Zachary Rogers, um atrapalhado e impulsivo adolescente de 15 anos, louco por garotas e o único que tinha a capacidade de tirar o pé-de-cabra do cimento. Zac não levou Max a sério quando o velho ofereceu-lhe a oportunidade de tornar-se um aprendiz de mágico. Mas quando ele descobriu que isso não era uma brincadeira, Zac pensou que aprender mágica seria a solução de todos os problemas da sua vida: dinheiro, garotas, notas na escola, etc.

Max acreditava que Zac se tornaria um excelente feiticeiro e que usaria seus poderes mágicos com responsabilidade e passou toda uma temporada tentando treiná-lo. Mas o garoto metia-se em todos os tipos de problemas adolescentes – em parte, devido as fórmulas que fugiam ao seu controle e aos erros cometidos no abuso das poções -, e isso, quase acabava revelando seus novos poderes às pessoas “comuns”.

Leo era o melhor amigo de Zac e geralmente acabava se envolvendo nas confusões causadas pelas mágicas desastrosas de seu companheiro. E, Alexandra era a bela ligação entre Max, Zac e os poderosos feiticeiros dos quais ele era digno de confiança.

No Brasil.


O seriado Mr. Merlin estreou na televisão brasileira no dia 11 de abril de 1982 na Rede Globo às 14h30 sendo levado ao ar aos domingos. Ficou apenas um ano na emissora transferindo-se no ano seguinte para a TV Bandeirantes, ali ocupando o horário das 19h.

Apesar de na abertura o seriado ser chamado de Merlin, o Mago, a imprensa brasileira anunciava o programa apenas como Mr Merlin.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin