Emissora: TV Asahi.
Emissora no Brasil: TV Manchete e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 29 de Janeiro de 1989 a 28 de Janeiro de 1990.
Duração: 24-25 minutos.
Temporadas: 1 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company.

A Série.


A série Jiban, o Policial de Aço (Kido Keiji Jiban) estreou no dia 29 de janeiro de 1989 trazendo as aventuras de mais um dos muitos seriados japoneses que veio ao Brasil na onda do sucesso de Jaspion.

Parte da linhagem dos Metal Heroes, Jiban teria sido inspirado no herói americano Robocop. A Toei Company, na época da gravação de Jiraiya, projetava a série que se tornaria uma continuação direta, enfocando as aventuras de um “Policial Ninja”. Mas graças ao sucesso de Robocop. na época, os produtores mudaram completamente o projeto,e criaram às pressas a história de Jiban.

Com monstros, equipamentos e veículos desenhados por Keita Amemiya, Jiban até que tinha uma produção razoável em se tratando de um seriado produzido às pressas para aproveitar a onda de policiais robôs da época.

A trilha sonora do seriado apesar de possuir uma composição de background musics, também utiliza faixas musicais retiradas das trilhas sonoras de outros seriados tokusatsu, tais como Jaspion, Sharivan, Gyaban Shaider, além de várias series como J.A.K.Q, Inazuman, Akumaizer, Choujin Bibyun e Dragon Ball Z. Todas compostas por Michiaki Watanabe.

A História.


O policial Naoto Tamura (Shohei Kusaka) fica mortalmente ferido na luta contra o grupo criminoso Biolon e após ser submetido a uma sofisticada cirurgia realizada pelo cientista Dr. Igarashi, de quem salvou a vida, é transformado em ciborgue, recebendo um exoesqueleto especial que o transforma no herói Jiban. O Dr. Igarashi morre antes de concluir seu projeto, mas graças a uma prece de sua neta Ayumi, que também foi salva por Tamura, o ciborgue é ativado e parte para combater o crime em especial contra a Organização Criminosa Biolon.

Transformado em ciborgue, Naoto Tamura pode materializar a possante blindagem de Jiban, equipada com modernos sensores, e diversas armas: pistola laser (opcional como bastão ou espada de combate), canhão que se converte em jato acoplado às costas, garra hidráulica, broca e bazuca. Além de toda esse armamento o herói possui três veículos especiais: o carro Leson, a moto Bykan e o jato Spyraz.

Oficialmente, ele trabalha em parceria com a agente Kyoko (Noriko Enokida) em uma pequena delegacia de Tóquio, mas como Jiban, é vinculado ao Serviço Secreto, tendo como contato o policial Yanagida. Naoto Tamura também busca o paradeiro de sua irmã seqüestrada no passado por Biolon, que pode muito bem ser a menina Ayumi, que passou a auxiliar o herói ao lado do robô Bóris.

Shouhei Hinoshita, ator que interpretou o herói, já era conhecido por seu papel como Jiraiya, enquanto o policial Akira Ishihama, que fez o policial Yanaguida, já havia trabalhado na série Flashman como Dr. Tokimura.

 

No Brasil.


Lançado no Brasil sob o título de Policial de Aço Jiban a série foi exibida pela TV Manchete a partir de 1990, com a distribuição da Top Tape. Ao todo dos 52 episódios, apenas 50 foram exibidos pela emissora na época, assim,  apesar de boa aceitação de público, o final nunca foi apresentado, deixando a saga incompleta.

Os dois últimos episódios, que originalmente não foram exibidos no Brasil, foram dublados em português pela primeira vez pela Dubrasil e lançados no segundo box que a Focus disponibilizou por aqui. Figueira Jr. substituiu Carlos Laranjeira (falecido em 1993), Luciana Baroli substituiu Rosana Garcia (que mora no exterior), Zodja Pereira substituiu Márcia Gomes e fez a nova voz de Mug, César Emilio substituiu João Paulo Ramalho (falecido em 2002) e Gilberto Rocha Jr. substituiu Carlos Alberto Amaral (falecido em 2011) na narração. Os demais personagens tiveram seus dubladores originais mantidos.

Também foi apresentado às terças na Rede Brasil de Televisão.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin