Emissora: ATV.
Emissora no Brasil: TV Record, TV Tupi, TV Búzios e SBT.
Transmissão Original: de 30 de setembro de 1965 a 25 de dezembro de 1966.
Duração: 40 minutos.
Temporadas: 2 (32 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: AP Films e Incorporated Television Company.

A Série.


Thunderbirds foi uma série de marionetes feitas para a televisão, criado por Gerry e Sylvia Anderson e produzida pela AP Films. A série foi inicialmente ao ar pela televisão britânica, em setembro de 1965, pela ATV para somente alguns locais.

Logo depois a ATV começou a transmitir para quase todas as outras regiões da Inglaterra, incluindo Londres a partir de 25 de dezembro de 1965, enquanto se produziam todas as temporadas, que ficou compreendida em 32 episódios no seu total.

A série é a mais famosa criada pelo casal Gerry e Sylvia Anderson e Arthur Provis. Com uma técnica chamada de supermarionation (que envolvia uma forma de animação de marionetes), o programa trazia bons roteiros e fez bastante sucesso em todo o mundo.

Thunderbirds foi concebida por volta de outubro de 1963, antes de mesmo de uma outra série de marionetes chamada Stingray ser encerrada. Na época o produtor Gerry Anderson enfrentava um novo dilema, que era planejar o seu próximo seriado. Um certo dia, ouviu uma notícia que falava de um desastre acontecido numa cidade alemã, onde dezenas de pessoas ficaram soterradas numa mineração. Após o resgate socorrer somente algumas vítimas, eles chegaram a conclusão que necessitavam de pesados equipamentos, existentes somente em Bremen, mas demorariam cerca de oito horas para que o mesmo pudesse chegar até eles, o que provavelmente faria com muitos mineiros soterrados, não sobrevivessem. Então, Anderson resolveu criar uma nova série explorando exatamente o tema resgate e salvamento. Inicialmente esboçou um pequeno rascunho contendo algumas anotações sobre o tema e o denominou de “Resgate Internacional”.

Essa nova série falava de uma organização secreta, localizada numa luxuosa mansão em alguma ilha do Pacífico e onde seus membros estariam em constante alerta, rastreados por um imenso satélite tripulado no espaço, que supervisionaria todos os pedidos de socorro provindos das rádios, em qualquer parte do mundo, sob qualquer situação que requeressem o talento de seus múltiplos especialistas e equipamentos. Com esse pequeno prospecto de uma nova série de Supermarionation e com o nome ainda experimental de “Resgate Internacional”, Gerry Anderson levou a Lew Grade para sua apreciação, que a princípio gostou do projeto. Numa de suas viagens para Portugal, juntamente com a sua esposa Sylvia, começou a planejar, detalhar e discutir minuciosamente o seu novo projeto com ela.

Nesse meio tempo, Anderson se lembrou que o seu falecido irmão Lionel, durante a Segunda Guerra Mundial, havia feito seus treinamentos, nos Estados Unidos, numa base chamada “Thunderbird Fiels”. Depois de quase vinte anos do acontecido, Anderson resolveu usar o nome em memória de seu irmão e também porque o nome lhe parecia muito romântico e sonoro. Assim Anderson resolveu mudar o nome da série de Resgate Internacional para Thunderbirds.

Depois que o projeto já estava todo esboçado, delineando todos processos, Anderson entregou a Lew Grade, mas o projeto ficou ainda alguns meses a espera de uma resposta, quando em fins de 1964, Anderson recebeu o novo orçamento desta nova série, de £25,000 por episódio, programadas para 26 episódios iniciais de meia hora. Diante disso, Anderson no princípio de 1965 iniciou as filmagens do primeiro episódio da série, às escondidas.

Ao ser apresentado a Lew Grade, ele gostou tanto, que prontamente aumentou o orçamento de cada episódio para £38,000 por episódio. Depois que todos os episódios ficaram prontas, Lew Grade conseguiu vendê-las por £350,000, por capítulo, para nada menos do que 65 países. Muitos membros da equipe vieram diretamente da produção de Stingray, mas para fazer a nova série Thunderbirds a equipe teve de ser aumentada.

A História.


Amargurado com a morte da esposa em um acidente, o milionário e ex-astronauta Jeff Tracy criou a organização secreta Resgate Internacional, para promover salvamentos espetaculares.

O núcleo central dos Thunderbirds é formado basicamente por Tracy e seus cinco filhos, batizados com os nomes dos primeiros astronautas norte-americanos.

A base da organização fica em uma ilha particular em localização desconhecida, possivelmente no Pacífico, onde algumas casas foram construídas para camuflar todas as máquinas e equipamentos dentro. Toda vez que uma chamada de socorro era detectada, os enormes e possantes Thunderbirds surgiam por debaixo das casas ou de dentro de uma montanha, saindo imediatamente para o resgate em qualquer parte do globo.

Além dos Tracy, fazem parte da organização agentes como Lady Penélope e o jovem cientista Brains. Lady Penélope circula pela Inglaterra em seu Fab-1 (um Rolls Royce rosa-shocking de seis rodas e equipado com metralhadoras) enfrentando espiões inimigos. Ela tem a assistência de Parker, seu motorista e mordomo.

Alguns dos desastres socorridos pelo Resgate Internacional eram resultados de acidente, mas muitas vezes também tratavam de sabotagens deliberadas, geralmente provocadas por um inimigo chamado Hood, que frequentemente sabotava os acidentes, para atrair os veículos de resgate para espioná-los.

Brains (também conhecido por Crânio) foi contratado por Jeff Tracy para construir as naves do grupo. São cinco as naves que dão nome a série: Thunderbird 1 chega a atingir a velocidade de 12 mil km por hora e é pilotada por Scott, filho mais velho de Tracy. Scott é o galã dos irmãos e é quem assume o comando da organização na ausência do pai.

Thunderbird 2 é uma grande nave de carga e é pilotada por Virgil Tracy, que nas horas vagas gosta de tocar jazz ao piano. Thunderbird 3 é usada para resgates no espaço e é pilotada por Alan, o caçula (e mais impetuoso) dos Tracy. Thunderbird 4 é uma nave usada para missões submarinas ela pode ficar submersa por até 36 horas seguidas e é pilotada por Gordon, o mais mal-humorado da família.

Como as missões submarinas não são tão frequentes, Gordon também atua como copiloto de Virgil na Thunderbird 2. Thunderbird 5 é o satélite que permanece em órbita da Terra captando os pedidos de socorro que depois são transmitidos à base da equipe, essa nave é comandada por John Tracy, o mais pacífico da família. John estuda filosofia e gosta do sossego e isolamento que seu satélite proporciona para meditar.

Na ilha também moravam o mordomo chamado Kyrano e sua filha Tin-Tin, que trabalhava como secretária de Jeff, que a considerava como uma filha.

 

No Brasil.


Thunderbirds chegou ao Brasil em abril de 1966 pela TV Record e afiliadas, exibida aos domingos às 16h. Recebendo por aqui o patrocínio do fermento Royal, o seriado também recebeu o nome de Invencíveis Royal. A dublagem recebida pelo programa ficou a cargo da Cinecastro. Já em 1967 transferiu-se para TV Tupi onde ficou no ar por apenas um ano.

A série só voltou à televisão brasileira em 1972 pela própria TV Record, nas tarde de sábado e domingo. Na ocasião já era chamada na abertura de Thunderbirds. No ano seguinte foi cancelada. Mais uma vez a TV Tupi pegou Thunderbirds do canal 7 e colocou no ar em 1976.

Foi mostrada em 1989 pela TV Búzios (RJ) e em 1995 dentro do programa Hora do Malandro no SBT. Na ocasião teve uma redublagem realizada pela Herbert Richers.

Outras Versões.


Um filme com atores de verdade foi lançado em 2004, com a direção de Jonathan Frakes, roteiros de William Osborne e Michael McCullers, além de nomes como os de Bill Paxton (Jeff Tracy), Brady Corbet (Alan Tracy), Dominic Colenso no elenco. No filme a história se passa no ano de 2010, quando Alan Tracy era ainda um jovem que sonhava em participar de aventuras pilotando os magníficos Thunderbirds. Certo dia o Resgate Internacional foi solicitado e a equipe parte por acreditar se tratar de mais um salvamento rotineiro, mas na realidade era uma armadilha preparada pelo ardiloso Hood, o arquiinimigo da família. Seu pai e seus irmãos são capturados e cabe a Alan a difícil missão de salvá-los, contando com a ajuda de seus amigos Fermat e Tin-Tin.

Para celebrar os 50 anos do seriado foi lançada uma nova série em 2016, híbrida de marionetes com computação gráfica. A nova versão, chamada de Thunderbirds Are Go! foi exibida no Brasil a partir do dia dia 4 de julho, inicialmente no canal por assinatura Gloob.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin