É uma série com bonecos que mostra a luta do povo Mysterions contra a Organização Spectrum, comandada pelo Capitão Escarlate.

Emissora: ATV.
Emissora no Brasil: TV Bandeirantes e TV Tupi.
Transmissão Original: de 29 de setembro de 1967 a 14 de maio de 1968.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (32 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: AP Films e Incorporated Television Company.

A Série.


Depois de ter lançado a série Thunderbirds, com a inovação de mudar a duração de cada episódio, que passou de meia hora para 50 minutos, os Andersons resolveram voltar ao antigo formato de meia hora e lançaram a série Capitão Escarlate.

Depois de Thunderbirds, Capitão Escarlate foi a mais conhecida produção do casal Gerry e Sylvia Anderson, responsáveis por programas de Supermarionation. A técnica utilizava marionetes de plástico operadas por finos cordões de nylon. Equipados com um cérebro eletrônico, os olhos dos bonecos podiam mexer-se para os lados e piscar e os lábios podiam mover-se em sincronia com a dublagem. Para um maior realismo, eram colados aos olhos dos bonecos fotos de olhos reais.

Capitão Escarlate estreou na televisão americana em setembro de 1967 e ficou até maio de 1968. Entre outubro de 93 e abril de 95, a série foi novamente apresentada como cult-series pela BBC2, regularmente as 18h horas. A série atraiu quase 5 milhões de espectadores no primeiro episódio e mais de 3,5 milhões regularmente em outros episódios.

O programa surgiu da especulação na década de 1960 sobre a possibilidade de haver vida no planeta Marte. Baseado nesta hipótese, Gerry Anderson, criou Capitão Escarlate em torno de uma possível forma alienígena que ele chamou de Mysterons, evitando adivinhar de como seriam os alienígenas ele concebeu a forma dos Mysterons sendo invisível. Assim, no caso de descobrirem formas de vida em Marte, anos depois, o seriado não ficaria obsoleto.

A História.


A história da série começa no ano de 2068, quando a organização Spectrum, responsável pela paz mundial, ao pesquisar o planeta Marte ataca uma base de um povo chamado Mysterions por achar que as câmeras direcionadas para eles fossem uma arma. Tudo não passava de um mal entendido, pois os Mysterions eram pacíficos, mas ao serem atacados pelos terráqueos, juraram destruir a civilização da Terra, por julgarem-na maléfica e perigosa.

Os Mysterons eram uma raça alienígena com criaturas invisíveis que tinham o poder de destruir pessoas e objetos ou substituí-los por réplicas que ficavam ao seu controle. Para dominar a Terra eles enviaram o vilão Capitão Black com a missão de comandar os ataques aos terráqueos.

Depois de ser dominado pelos Mysterons, o Capitão Escarlate – responsável direto pela exploração de Marte – conseguiu reverter o processo e tornou-se imortal. A partir daí, ele passou a atuar como o principal agente da organização Spectrum utilizando seus poderes para lutar contra a poderosa raça de invasores de Marte e para proteger o Presidente do mundo dos ataques dos Mysterons.

A Organização Spectrum tinha carros especiais pilotados pelos agentes representados por cores, além do auxilio de aeronaves.  Todo o equipamento ficava numa base aérea fixa no céu. Essas bases eram mantidas suspensas no ar por jatos estabilizadores, proporcionando a estabilidade necessária para que elas não caíssem.
Havia também na base o esquadrão de jatos pilotados por mulheres chamadas de Anjos. As Anjos estavam bem a frente profissionalmente de seu tempo contava com as pilotos de codinomes: Destino, Harmonia, Melodia e Rapsódia.

 

No Brasil.


No Brasil, a série Capitão Escarlate foi apresentada a partir de 1969 na TV Bandeirantes sendo levada ao ar diariamente às 18h50 até 1971.

Em 1972 estreou nas tardes da Faixa Quente da TV Tupi ao lado de Stingray, também com grande sucesso. Em 1977, ainda na TV Tupi, fez parte da programação do Clube do Capitão AZA. Despediu-se da Tupi em 1979.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin