Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TVS.
Transmissão Original: de 16 de setembro de 1970 a 17 de abril de 1977.
Duração: 120 minutos (20 ep.), 90 minuots (19 ep.) e 60 minutos (6 ep.).
Temporadas: 7 (46 episódios e 1 telefilme).
Cores.
Companhias Produtoras: Universal TV.

A Série.


De Tarzan em Nova York (1942) a Crocodilo Dundee (1986), não faltam histórias de “caipiras” vencendo a sofisticação de Nova York. Mas a referência direta para a série McCloud é Meu Nome é Coogan, filme de 1968 estrelado por Clint Eastwood. Inspirado em Coogan, Mel Arrighi e Ronald Austin criaram uma série de grande sucesso com um personagem que marcou a Tv americana por seu jeito irreverente e caipira.

Produzida pela Universal TV, a série McCloud estreou na NBC no dia 17 de fevereiro de 1970, entrando no mesmo pacote em que vieram as séries Columbo e Casal McMillan e acabou fazendo um grande sucesso em todo mundo.

A primeira escolha para o papel de McCloud foi Fess Parker, que recusou. Então a Universal contratou o altamente experiente Dennis Weaver. O piloto, “Retrato de uma Menina Morta”, foi ao ar em 17 de Fevereiro de 1970 e estabeleceu a premissa mostrando McCloud tendo que escoltar um prisioneiro do Novo México para Nova York.

O ator Dennis Weaver, que nasceu em 1924, estreou no cinema em 1952, no filme The Raiders. Teve uma participação no clássico A Marca da Maldade (1958), de Orson Welles. Estrelou Encurralado (1971), primeiro filme de Steven Spielberg, e foi o |Chester na série Gunsmoke. Weaver retornou ao papel de McCloud em A Volta do Detetive McCloud (The Return of Sam McCloud – 1989). Nesse filme para TV, o personagem se transformou em senador e levou seu “caipirismo” para Londres, onde foi investigar o assassinato da sobrinha.

A História.


O sempre bem humorado Sam McCloud é o delegado de Taos (Novo México) que foi mandado à 27ª Delegacia em Manhattan, Nova York para aprender as novas técnicas de investigação policial trabalhando para Peter B. Clifford (J.D. Canhão). Mas McCloud não estava disposto a se entregar aos costumes da cidade grande e enquanto combatia o crime com muita eficiência o policial durão continuava com o seu chapéu, botas de cowboy e casaco de pele de carneiro e não vacilava em usar os métodos “caipiras” para prender os bandidos da cidade grande, o que deixava frustrado o seu chefe Clifford ou o Sargento Joe Broadhurst (Terry Carter), que freqüentemente acompanhava McCloud em seus casos.

Era muito comum ouvir McCloud dar voz de prisão aos vilões com aquele seu sotaque caipira ou vê-lo sair a cavalo em plena Nova York, perseguindo carros suspeitos. Apesar desse seu jeito incomum para a cidade grande, Sam McCloud alcançou enorme popularidade e acabou se tornando senador dos Estados Unidos.

 

No Brasil.


O seriado McCloud estreou na televisão brasileira em 1972 na TV Tupi, dentro da faixa intitulada Os Detetives, onde era apresentando junto com as séries Columbo e Casal McMillan sempre aos sábados. Na ocasião a TV Tupi utilizou a abertura que incluía astros dos três programas usada nos Estados Unidos para anunciar o horário NBC Sunday Mystery Movies. O programa era apresentado às 22h. Ficou na Tupi até meados de 1976, quando já ocupava o horário nobre das segundas-feiras.

Durante o período em que esteve na TV Tupi os episódios maiores foram exibidos como filmes nas sessões de cinema da emissora.

Em 1979 chegou à TVS, onde recebeu o nome de McCloud – O Homem da Lei. Na emissora de Sílvio Santos era apresentada de madrugada num horário que variava entre 0h e 1h.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin