Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Globo, TV Bandeirantes e Multishow.
Transmissão Original: de 20 de setembro de 1968 a 5 de abril de 1980.
Duração: 50 minutos.
Temporadas: 12 (279 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: CBS Television e Leonard Freeman Production.

A Série.


Havaí 5-0 foi uma série de televisão norte-americana, criado por Leonard Freeman, produzido por Phillip Leacock e Leonard Katzman e apresentado originalmente pela rede CBS de televisão, nos Estados Unidos, de 26 de setembro de 1968 até 5 de abril de 1980, num total de 284 episódios.

Grande sucesso, o seriado durou 12 temporadas e virou referência do gênero policial na TV. Com sua música inesquecível (tocada pela banda The Ventures, ela chegou ao quarto lugar nas paradas americanas) e excelente elenco, o programa mostrava as aventuras de um grupo especial de combate ao crime, usando para isso muita ação e roteiros inteligentes.

O programa também tinha uma grande aceitação do público por trazer as belezas das ilhas, as ondas havaianas, em um grande elenco encabeçado por Jack Lord, que com carisma e competência, fez grande sucesso com seu personagem. Ainda no elenco o destaque ficava para James MacArthur e Kam Fong (que viviam, respectivamente, os assistentes Danny Williams e Chin Ho Kelly.

Quando CBS, ao término da temporada de 1978/79, decidia pelo futuro e encerramento do seriado, devido as muitas mudanças e também pelo cansaço da fórmula, James MacArthur aproveitou a oportunidade para deixar a série depois de 11 anos. Na temporada de 1979-80 ocorreram as mudanças radicais na série. William Smith como James ‘ Kimo’ Carew foi trazido para substituir James MacArthur, e os produtores também colocaram uma mulher na nova 5-0, Sharon Farrell como Lori Wilson. Completando a lista de novos membros estavam Moe Keale como Truck Kealoha.

A atriz Nora Louise Kuzma inspirou-se em Jack Lord para criar o nome artístico que a fez famosa no cinema pornô: Traci Lords. Jack Lord morreu em 1998.

A História.


A unidade especial de combate ao crime em terras havaianas, chamada Havaí 5-0, foi criada pelo governador do estado e passou a ser de sua inteira responsabilidade. Na chefia da unidade estava Steve McGarrett que utilizava toda sua experiência para enfrentar os mais variados casos – que envolviam tráfico de drogas, sequestros e assassinatos. Seu arquiinimigo chamava-se Wo Fat, um misterioso chefão do submundo. Além da carreira policial, McGarrett era um ótimo velejador.

No último episódio, McGarrett finalmente consegue capturar seu arquiinimigo Wo Fat. Lord foi cogitado para viver o capitão James Kirk, no seriado Jornada nas Estrelas, antes de William Shatner. Em 1980, com o cancelamento do seriado, os estúdios da Universal decidiram aproveitar a infraestrutura criada no Havaí para a produção de outra série. Surgiu então o detetive Thomas Magnum. O personagem McGarrett, aliás, é citado várias vezes no seriado Magnum.

 

No Brasil.


A série estreou no Brasil pela TV Tupi em 1969, sendo exibida às 21h logo após As Confissões de Penélope. Foi exibida na emissora até 1971, quando transferiu-se para Rede Globo e continuou sendo mostrada no horário nobre semanalmente até 1973.

Em 1974 Havaí 5-0 passou a ocupar o horário das 22h na TV Bandeirantes, sendo mostrada antes da faixa intitulada Última Sessão. Essa exibição durou até 1980 quando o seriado saiu da telinha brasileira.

Só retornou em 1990 pela TV Gazeta com exibição diária às 18h. Sua última exibição por aqui foi ainda na década de 1990 pelo Multishow, com episódios legendados.

A primeira temporada de Havaí 5-0 foi lançada em DVD no Brasil em maio de 2007. Porém, somente foi lançado no Brasil até a 5ª temporada, apesar da 6ª e 7ª terem legendas em português nos box disponíveis nos EUA.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin