Emissora: TBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Bandeirantes e TV Record.
Transmissão Original: de 1 de outubro de 1967 a 8 de setembro de 1968.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (49 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company.

A Série.


Clássico absoluto da ficção japonesa, a mais aclamada série da Tsuburaya Productions teve como grandes responsáveis o mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya e o roteirista Tetsuo Kinjoh. Ultraseven tornou-se um estrondoso sucesso no Japão, não mais que o seu antecessor Ultraman mas ficou imortalizado na memória do público também em outros países, como o Brasil.

Produzida pela Tsuburaya Productions, a série foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios. Ultraseven era um trabalho tinha uma temática mais adulta do que Ultraman. A ação em muitos casos dava lugar ao suspense e ao drama. A audiência não foi tão alta quanto a de seu antecessor, mas a série caiu no gosto popular com seu design arrojado e histórias elaboradas.

Alguns episódios produzidos nunca foram exibidos ou tiveram sua exibição vetada no Japão, como o episódio “Presente Nocivo”, que mostra alienígenas distribuindo relógios que sugam o sangue das pessoas. Este foi cortado da cronologia mostrada em seu país de origem. Na trama, as crianças viram o alvo principal por terem sangue mais limpo e livre de poluentes e radiação. Por tocar na questão do envenenamento radioativo pouco mais de 20 anos após as explosões atômicas em Hiroshima e Nagasaki, houve pressões dos executivos da emissora TBS e o episódio foi banido, nunca sendo reprisado e tendo sido até excluído da cronologia oficial, ficando de fora da coleção em vídeo e DVD. No Brasil e nos EUA, o episódio foi exibido sem problemas.

Há ainda outro episódio, nunca exibido em TV. A história apresentava aliens com a aparência de humanos de pele derretida, lembrando as vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Isso chocou um diretor da emissora TBS, que veiculava a série e, por isso, o episódio inteiro foi vetado e banido da cronologia. Nos anos 90, colecionadores descobriram a película original e a exibiram em convenções no Japão.

O ator Koji Moritsugu, consagrado no papel de Dan Moroboshi, tornaria a aparecer diversas vezes nas séries Ultras seguintes: uma vez em O Regresso de Ultraman, uma em Ultraman Taro (de 1973) e na maior parte da série Ultraman Leo, como o Capitão Dan Moroboshi, líder do esquadrão M.A.C. – uma outra divisão das Forças de Defesa da Terra. Em um dos episódios da série Ultraman Leo, Dan se reencontra com Anne. Koji Moritsugu também dublava a voz original de Ultraseven. Por isso, mesmo quando Ultra Seven não assumia forma humana, o ator estava lá para dublar o personagem.

Em 1994, Ultraseven voltou à Terra em dois especiais de 45 minutos feitos para TV. Neles, aparece o novo Esquadrão Ultra, liderado pelo velho Furuhashi. Anne aparece no primeiro especial e Dan, no segundo. A série clássica se passa no “distante” ano de 1987.

A História.


Ultraseven é um poderoso guerreiro vindo da Nebulosa M-78. Ele veio à Terra cumprir uma temporada de missões para defender a humanidade contra invasores espaciais. Ao chegar, se disfarça de humano baseado nas feições de Jiro, um valente alpinista que arriscou a vida para salvar um amigo.

Assumindo o nome de Dan Moroboshi, Seven se une ao Esquadrão Ultra e se torna um dos oficiais. Então começa a trabalhar ao lado dos oficiais Furuhashi, Amagi, Soga e Anne, todos sob o comando do Capitão Kiriyama. Em sua base subterrânea, o Esquadrão conta com uma equipe de 300 homens e diversos veículos especiais, com destaque para os caças Gavião Ultra 1 (divisível nos módulos Alpha, Beta e Super Gama), Gavião Ultra 2 e 3.

A Qualquer sinal de perigo, coloca o visor energético Ultra-Olho e transforma-se no herói Ultraseven pronto para combater os vilões. Com 40 metros de altura, capaz de disparar raios de seus braços e da gema em sua testa, voar, cruzar dimensões, reduzir-se a tamanhos microscópicos e armado com um poderoso bumerangue alojado em sua cabeça, ele é um dos mais poderosos de sua raça. Quando impossibilitado de se transformar, Dan recorre às Cápsulas-Monstro, que invocam poderosas criaturas auxiliares.

Como os demais habitantes do Planeta Ultra, o herói absorve energia da estrela mais próxima. Sob o fraco Sol da Terra, seu tempo de utilização dos poderes é reduzido. Alertado para não viver na Terra por tempo muito longo, Ultra Seven retorna a M-78 com grande esforço, após impedir uma invasão espacial.

 

No Brasil.


A série estreou no Brasil na Rede Tupi no início dos anos 70 quando teve um horário próprio. Anos depois passou a ser exibida pelo programa Clube do Capitão Aza. No início dos anos 80, Ultraseven integrou a grade de programação da Rede Bandeirantes ao lado do Robô Gigante e depois no horário nobre da Record ao lado da série Túnel do Tempo.

Em 1986, foi exibida às 8h da manhã na Rede Record.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin